Itália e a Arte
Na obra Lamentação sobre Cristo morto, de Giovanni da Milano, Nossa Senhora, Madalena e São João Evangelista chorosos e tristes amparam Cristo, pálido e inanimado. As auréolas muito elaboradas quase ofuscam a cara de São João Evangelista.
Coroação da Virgem, de Jacopo di Cione, 1272-73, uma obra encomendada em 1372 pelos oficiais da Zeca, é uma pintura que que retrata a coroação da Virgem. Cristo coloca a coroa na cabeça destas, e os santos assistem a coroação. O trono onde está a Virgem e Cristo por um pano decorativo com elementos naturais e geométricos. A cor dourada predomina aqui, pois esta obra foi encomendada por uma instituição que cunha moedas de ouro, a Zeca.
Nossa Senhora no trono e santos, de Mariotto di Nardo, é um políptico, que foi encomendado pela família Corsini. No painel central está a Virgem com o Menino ao colo rodeada por quatro anjos. Nos painéis laterais estão São Lourenço e São Evangelista à esquerda, e São Tiago e São Sebastião à direita. Na predela estão cenas da vida da Virgem, ao contrário das cúspides, que têm cenas da Paixão de Cristo.
Anunciação, Mestre da Menina Straus, 1400-10, mostra Nossa Senhora e o arcanjo Gabriel num espaço fechado. O pintor captou o momento da Anunciação, ou seja, o anúncio da vinda de Jesus. A pomba do Espírito Santo mandada por Deus sobrevoa a cena.