Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Iconografia de Deus e de Jesus Cristo

Iconografia de Deus e de Jesus Cristo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 16
Iconografia de Deus e de Jesus Cristo

A iconografia de Deus foi, no início, rejeitada por parte dos cristãos como forma de se diferenciarem dos cultos idolátricos pagãos. Era impossível representar Deus, substituindo a imagem pela voz – teofonias. A iconoclastia era o movimento contra a veneração dos ícones e imagens religiosas no Império Bizantino.

No ano 220 surgem as primeiras imagens cristãs. No início eram apenas símbolos. Mais, tarde, evoluiu para representações figurativas das cenas do Antigo e Novo Testamento. A partir de 222-235, Alexandre severo já tinha o seu oratório privativo. Em 313, surgiu o Edito de Milão, ou seja, Constantino declarou a tolerância ao Cristianismo no Império Romano. Em 380, o Edito de Teodósio, em Constantinopla, declarou o Cristianismo como a religião oficial do Império Romano.
A iconografia de Deus-Pai foi muitas vezes substituída no Antigo Testamento por teofonias: palavras, alterações do ambiente físico, nas chamas da sarça ardente e quirofonias. Vemos Deus representado como ancião, Papa, na Trindade (triângulo, círculo).

A Iconografia da Trindade podia ser representada como: Trindade Tricéfala ou Trifonte, Trindade Bicéfala e Pomba do Espírito Santo, Trindade Horizontal: 3 pessoas iguais, Pai e Filho iguais, 3 idades diferentes, e a Trindade Vertical, Trono de Graça e Compaixão do Pai. As imagens signo de Deus/Cristo: cruz, alfa e ómega, o monograma, a âncora, os animais, o Bom Pastor, o Verdeiro Filósofo e Jonas.

A Iconografia dos Anjos inclui anjos pequenos, que procedem dos Eros ou dos Cúpides Pagãos, e os anjos grandes, que são uma versão limitada das Nikes. A Hierarquia Celeste põe em primeiro lugar os Serafins, os Querubins e os Tronos, em segundo lugar Dominações, Virtudes e Potências, e em terceiro lugar Principados, Arcanjos e Anjos. Os serafins são vermelhos e têm 6 asas, os Querubins são azuis e tem 2 ou 4 asas, e os Tronos têm rodas pretas com 3 raios e 2 asas.

A Iconografia de Jesus Cristo, no Ciclo da Infância, engloba cenas como: a Anunciação, a Visitação, a Natividade, o Anúncio aos Pastores, a Adoração dos Magos, a Circuncisão, a Apresentação do Templo, o Massacre dos Inocentes, a Fuga para o Egito, o Regresso do Egito e Jesus entre os Doutores. No ciclo da paixão, a Entrada em Jerusalém, a Expulsão dos Vendilhões do templo, o Lava-Pés. A última ceia, a Agonia do Horto, o Beijo de Judas, Cristo diante de Anás, Cristo diante Caifás, a Encarnação de Cristo pelos judeus, Cristo diante Pilatos, Cristo diante de Herodes, Pilatos lava as mãos, a Flagelação e a Coroação de Espinhos.


Daniela Vicente

Título: Iconografia de Deus e de Jesus Cristo

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 16

763 

Comentários - Iconografia de Deus e de Jesus Cristo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios