Galeria Uffizi, em Florença
Encontramos na Galleria degli Uffizi muitos artistas, nomeadamente italianos, do conhecimento e do agrado do público, como por exemplo: Cimabue, Madonna da Santíssima Trindade; Duccio di Buoninsegna, Madonna de Rucellai; Giotto, A Madonna de Todos-os-Santos; Pietro Lorenzetti, A Virgem com ó Menino; Ambrogio Lorenzetti, Apresentação no Templo; Beato Angelico, Tebaida; Lorenzo Monaco, A Coroação da Virgem; Gentile da Fabriano, Adoração dos Magos; Masolino, Madonna da Humildade; Paolo Ucello, A Batalha de São Romão; Masaccio, Virgem fazendo cócegas; Beato Angelico, A Coroação da Virgem; Filippino Lippi, Adoração dos Magos; Piero della Francesca, Duplo retrato dos Duques de Urbino; Antonio Pollaiolo, Hércules e Hidra; Sandro Botticelli, O Nascimento de Vénus e A primavera; Hugo van der Goes, Tríptico de Portinari; Rogier van der Weyden, Deposição no sepulcro; Leonardo da Vinci, Anunciação; Bronzino, Retrato de Eleonora de Toledo; Pontormo, Retrato de Cosimo o Velho; Perugino, Retrato de Francesco Maria delle Opere; Lucas Cranach, o Velho, Adão e Eva; Jan Bruegel, o Velho, O grande Calvário; Albrecht Dürer, Adoração dos Magos; Andrea Mantegna, A Virgem das caves; Corregio, Adoração do Menino; Miguel Ângelo Buonarroti, Tondo Doni; Raffaello Sanzio, Madonna do Pintassilgo; Tiziano Vecellio, Vénus de Urbino; Caravaggio, Baco, entre outros.
A Batalha de São Romão, de Paolo Ucello, mostra a batalha de São Romão, em primeiro plano, e um fundo campestre, onde vemos camponeses na lavoura. Esta batalha representa o confronto entre os florentinos e os senenses. As forças de Florenças saíram vitoriosas e foram comandadas por Niccolò di Tolentino.
A Anunciação, de Leonardo da Vinci, passa-se no exterior, num jardim, onde se pode deslumbrar uma cidade marítima entre a névoa. No primeiro plano, vemos a Virgem Maria e o arcanjo Gabriel. A mensagem já toda a gente conhece.