Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Cronologia do Egito - 3000 mil anos de história

Cronologia do Egito - 3000 mil anos de história

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Cronologia do Egito - 3000 mil anos de história

No período arcaico, o deus venerado e o rei andam juntos na arte. Os túmulos ficam na margem esquerda do rio, a Ocidente. Nos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, o rio Nilo inunda as margens dando origem às terras férteis do Egito. A arte destes tem pequenos pormenores que a distinguem: aleta (acessório complementar do vaso para o transporte, onde se passa uma corda), maça periforme (símbolo da realeza e do poder) e as personagens (desnudas ou com estojo fálico).

O império Antigo foi fundado pelo rei Djoser. É um período glorioso e próspero na História do Antigo Egito. Heliópolis é o centro religioso da grandeza, onde se venera o deus rá. As primeiras construções em pedra surgem no reinado do rei Djoser, com o seu genial arquiteto, Imhotep. Os enterros reais eram geralmente identificados por um edifício retangular, a mastaba.

O governo central do Império Antigo desintegra-se com a morte do rei Pepi II, que levou à turbulência do 1º Período Intermédio (2200-2060 a.C.). Os senhores locais alimentam antagonismos entre o Alto e o Baixo Egito. As duas regiões só voltaram a encontrar-se na XI Dinastia, no reinado de Mentuhatep II, um rei que uniu de forma gradual o Egito. A capital passa para Tebas.

Os faraós do Império Médio tentaram uma política de consolidação, centralizando o poder. A ordem ficava assim estabelecida. O culto do deus Amon torna-se a religião oficial de Tebas.
O 2º Período Intermédio, de 1554-1080 a.C., deve-se à usurpação do poder pelos governadores provinciais.

O Império Novo, de 1554-1080 a.C., abandonaram os tradicionais túmulos com pirâmides, a aderindo aos túmulos escavados na rocha. A partir da entrada, um corredor descia na rocha em direção à câmara funerária. A câmara funerária era, habitualmente, decorada com pinturas do rei com deuses fúnebres, ligados à morte.

Na Época Baixa, de 1080 a 332 a.C., o Egito conhece uma governação instável com conflitos políticos e sociais, perdas de possessões e progressiva deterioração do poder.

Os Macedónios estiveram no Egito entre 332 e 305, sendo substituídos pelos Faraós Ptolomaicos, que permaneceram no país banhado pelo Nilo até 30 a.C.


Daniela Vicente

Título: Cronologia do Egito - 3000 mil anos de história

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

721 

Comentários - Cronologia do Egito - 3000 mil anos de história

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios