Caravaggio
Rapaz com cesto de fruta, de Caravaggio, 1593-95, exibe um jovem rapaz com bochechas imberbes, sem barba, quase efeminado. O seu rosto e ombro estão iluminados pela luz, talvez por uma janela alta do lado esquerdo, lançando a sombra para o fundo da composição. O jovem carrega à sua frente uma cesta da fruta pintadas com grande requinte (Caravaggio no atelier de Cavalier D’Arpino aprendeu a arte de pintar frutos e flores).
Nossa Senhora dos escudeiros, de Caravaggio, de 1605, patenteia três figuras: Nossa Senhora, o Menino e Santa Ana, padroeira dos escudeiros (mãe de Nossa Senhora). Nossa Senhora e o Menino aflito tentam esmagar uma serpente, símbolo do pecado original, e Santa Ana observa a cena. Destacamos as roupas pobres das figuras vestidas como humildes camponeses. A luz vinda do lado esquerda ilumina a cena até à face de Santa Ana.
David com a cabeça de Golias, de Caravaggio, 1609-10, representa David a segurar com a mão esquerda a cabeça de Golias, após o confronto. Na mão direita segura a espada com que cortou a cabeça do seu adversário. Na cabeça de Golias conseguimos ver a marcar da fisga de David. Não se sabe até que ponto Golias não é um autorretrato de Caravaggio, que foi condenado à morte. Esta obra foi encomendada por Scipione Borghese, assim como outras três telas.