As últimas Ceias de Castagno e Tintoretto, semelhanças e diferenças
Categoria: Arte
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Na obra de Andrea del Castagno, a primeira coisa que o observador vê é um apóstolo isolado dos restantes. Jesus Cristo e os onze apóstolos encontram-se dispostos atrás da mesa virados para o observador, enquanto Judas Iscariotes se encontra à frente da mesa, de perfil. Rejeitado, Judas aparece sem a auréola, mas com o saco dos trinta denários à vista.
A Última Ceia de Andrea del Castagno tem muitos aspectos idênticos à ceia de Leonardo. Estas semelhanças devem-se a ambas as obras fazerem parte do Renascimento italiano. Neste cenáculo, Jesus Cristo é o ponto de fuga para projectar a perspectiva. Na mesa, com uma toalha branca, estão alimentos pascais.
Por cima das cabeças dos apóstolos e de Jesus Cristo estão seis blocos de mármore decorados, todos diferentes, sendo o mais saliente aquele que se encontra perto de Jesus Cristo.
A Última Ceia de Tintoretto tem diferenças assinaláveis da obra do pintor renascentista. Nesta obra a disposição da mesa está alterada, encontrando-se na diagonal. Não estão só representados os doze apóstolos e Jesus Cristo, mas também serviçais que estão a servir. Os apóstolos estão dispostos pela mesma ordem, seis para o lado esquerdo e seis para o lado direito de Jesus Cristo, porém, aqui, Jesus Cristo já não é a figura central, pois todas as personagens são importantes.
Assim como Cristo, também Judas não tem um destaque entre os apóstolos e as restantes figuras. Na obra pode ver-se dois espaços diferentes: a mesa rodeada pelos apóstolos, por Jesus Cristo e alguns criados à direita (um amontoado de personagens distintas) e depois, à esquerda do observador, está um espaço aberto preenchido com mais alguns criados.
Como é característico do Maneirismo, movimento onde se insere Tintoretto, há uma valorização extrema da luz sobre as personagens. Jesus Cristo emana uma luz da sua cabeça que ilumina toda a sala, assim como, a lamparina. Esta luz provinda de Jesus Cristo e da lamparina faz com que passe para a tela as sombras das personagens, permite ver os anjos que estão a sobrevoar a cena e dá ainda luminosidade às personagens, às suas vestes, aos seus movimentos. Pode-se afirmar que a luz é o elemento que Tintoretto dá grande importância na obra.
A Última Ceia de Andrea del Castagno tem muitos aspectos idênticos à ceia de Leonardo. Estas semelhanças devem-se a ambas as obras fazerem parte do Renascimento italiano. Neste cenáculo, Jesus Cristo é o ponto de fuga para projectar a perspectiva. Na mesa, com uma toalha branca, estão alimentos pascais.
Por cima das cabeças dos apóstolos e de Jesus Cristo estão seis blocos de mármore decorados, todos diferentes, sendo o mais saliente aquele que se encontra perto de Jesus Cristo.
A Última Ceia de Tintoretto tem diferenças assinaláveis da obra do pintor renascentista. Nesta obra a disposição da mesa está alterada, encontrando-se na diagonal. Não estão só representados os doze apóstolos e Jesus Cristo, mas também serviçais que estão a servir. Os apóstolos estão dispostos pela mesma ordem, seis para o lado esquerdo e seis para o lado direito de Jesus Cristo, porém, aqui, Jesus Cristo já não é a figura central, pois todas as personagens são importantes.
Como é característico do Maneirismo, movimento onde se insere Tintoretto, há uma valorização extrema da luz sobre as personagens. Jesus Cristo emana uma luz da sua cabeça que ilumina toda a sala, assim como, a lamparina. Esta luz provinda de Jesus Cristo e da lamparina faz com que passe para a tela as sombras das personagens, permite ver os anjos que estão a sobrevoar a cena e dá ainda luminosidade às personagens, às suas vestes, aos seus movimentos. Pode-se afirmar que a luz é o elemento que Tintoretto dá grande importância na obra.