Arte Sacra
Algumas peças, traduzem-se em verdadeiro monumentos de sentimentos, de dor e de fé, inspiradas na vida e passos de Jesus Cristo, outras, mais contidas e pequenas, mas de imponência idêntica, retratam Santos e discípulos seguidores e fiéis.
Arte Sacra é o nome dado à produção qualificada e destinada ao culto sagrado e obriga-se a uma elevação espiritual, sagrada.
Independentemente de existirem obras que retratem imagens com carácter religioso, estas podem não ter essência suficiente para serem consideradas Arte Sacra, sendo denominadas como Arte religiosa.
Por exemplo, um quadro, mesmo que de ordem religiosa, pode não ser o mais apropriado para que perante tal imagem se celebre uma Santa Missa.
Considerada a teologia em imagens, o artista que produz uma peça de arte tão sublime, obriga-se a uma espiritualidade suprema. Um artista na sua mais extraordinária palavra.
Com várias imposições e proibições pelo Vaticano, a Arte Sacra é uma das mais procuradas em todo o mundo, podendo ser expostas em Igrejas, Sés e monumentos históricos, mas também em casas particulares, onde a devoção e respeito se aliam ao bom gosto.
Muitas vezes noticia nos meios de comunicação social, esta Arte é procurada por seguidores compulsivos que abraçam e associam a sua fé à imagem que idolatram.
De espólios de valor incalculável, as igrejas vêm muitas vezes os seus lugares de culto violados por ladrões de Arte Sacra. Nas investigações e pesquisas feitas até hoje, relativamente aos roubos de Arte Sacra, entende-se que os assaltantes têm um perfil muito característico, ou seja, não estamos a falar de um ladrão normal.
Normalmente roubadas para serem vendidas no mercado negro, muitos são os colecionadores que se sentem tentados a comprar a beleza destas peças, mesmo sabendo a sua origem.
Desengane-se quem julga que da Arte sacra, apenas de vislumbram estátuas e imagens espiritualmente religiosas. A música e as joias, também podem fazer parte destas obras tão peculiares.
Só para apreciadores e amantes, pois os custos são elevadíssimos, e muitas vezes incalculáveis.
Comentários ( 2 ) recentes
- amanda
28-09-2012 às 16:15:34quem compra obras sacras ?? tenho uma para vende- lá mais é um crucifixo , e dentro tem reliquias de Santos dentro do crusifixo em miniaturas , é um crusifixo muito antigo , esse crusifixo tem 4,1 cm ...
¬ Responder - Daniela Vicente
09-09-2012 às 18:56:37A arte sacra é uma arte muito bonita, ainda mais para quem é crente. Deslumbra-se o poder da Igreja através desta. Cheia de riqueza, como pedras preciosas incrustadas em crucifixos, castiçais, custódias, entre outros elementos do serviço religioso. No Mosteiro São Vicente de Fora podemos ver uma exposição de bens usados por figuras importantes da Igreja, o que chega a ser muito interessante mesmo para quem não é crente. O seu texto está agradável.
¬ Responder