Arte Românica
A pintura românica pode-se encontrar na iluminura, pintura sobre tábua e pintura mural. Na iluminura, as formas e a iconografia tem inspiração bizantina; a pintura mural aplicava-se, sobretudo, nas abóbodas de berço e nas absides, podendo também ocorrer nas naves; a pintura sobre tábua era uma solução para decoração de altar, porém era menos nobre, pois não tinha materiais preciosos. A iconografia, como é de inspiração bizantina, é muito fácil de entender.
O corpo encontra-se frontal, a cabeça a 3/4, olhos e mãos enormes, estilização da indumentária e dos objetos, cores planas, primárias, uniformes e sem matizes, ausência de perspetiva e contornos feitos a linha grossa. Pode-se encontrar esta iconografia muito própria, por exemplo, na Basílica de S. João de Latrão, em Roma.
Os programas iconográficos destinam-se aos portais, por onde os fiéis passam e podem fazer a sua leitura, sem precisarem de ler ou escrever. No tímpano, podemos ver um discurso apocalíptico ou temas da Paixão de Cristo, como a Ascensão e o Pentecostes. Nas jambas estão os Profestas, os Apóstolos ou os Patriarcas. Nos capitéis encontramos facilmente fábulas, alegorias, narrativas bíblicas, entre outros elementos. Nos frisos podemos ter virtudes e vícios. O lintel e o mainel têm elementos decorativos. Por norma, os programas iconográficos são fáceis de entender para chegar à população toda, incluindo as classes baixas.
Estamos perante uma arte que ensina e castigas os cristãos. Eles não têm opção para o mal, embora seja o que predomina no ser humano.