Arte Ife – uma herança surpreendente e sofisticada da Nigéria
Técnica e visualmente, as obras de arte da antiga Ife contam-se entre as mais importantes do mundo. Incluem cabeças de tamanho natural e figuras humanas em terracota e bronze, vasos de cobre quase puro – uma façanha que, segundo os peritos, Gregos, Romanos e Chineses nunca conseguiram levar a cabo –, esculturas de quartzo e granito, peças em cobre, pedra e cristal, e também miniaturas de deliciosas representações de animais domésticos e selvagens em terracota e pedra, exemplares dos monumentais menires de granito, expressivas caricaturas de anciãos, figurações de doenças atrozes, monstruosas configurações imaginárias e vívidas figuras de animais.
Trata-se de objetos de grande força visual, complexidade icónica e variedade de formas, que revelam a extraordinária mestria criativa e técnica dos artistas e o gosto dos mecenas e cidadãos de Ife.
A sofisticação alia-se à audácia tecnológica e às notáveis qualidades estéticas e o resultado é uma visão do brilhantismo da civilização Ife, que possibilita a compreensão de preocupações culturais e da profunda importância da arte como testemunho histórico. Os fatores “dinastia” e “divindade” ajudaram a modelar excecionais obras escultóricas, incomparáveis com outras expressões africanas, recriando, de algum modo, os diferentes âmbitos da cultura Ife, como o político e o religioso.
Independentemente das inspirações, o certo é que quando se deram a conhecer as primeiras mostras da atividade Ife, o etnógrafo alemão Leo Frobenius adiantou que a única explicação possível para tal semelhança com o realismo idealista do classicismo grego patente nas figuras era uma eventual colónia grega na mítica Atlântida que tivesse levado a arte clássica às selvas da Nigéria. Os especialistas afirmam que foi a partir do ano 1000 que se desenvolveu verdadeiramente a arte escultórica que deu fama a Ife, elevando-a aos píncaros das artes africanas.
Comentários ( 3 ) recentes
- morgana
24-06-2013 às 13:23:14muito boa esta pagina....adorei o conteudo
¬ Responder
- sarah
29-08-2013 às 00:09:24texto muito grande de mais podi se duas linhas so
¬ Responder - Pedro Ubiratan Machado de Campols
02-01-2012 às 20:39:02Devido não só ao desconhecimento da história universal mas até pela instrumentalização de seu ensino com objetivos ideológicos, criou-se no imaginário popular uma imagem deprimente da África e de seu povo fizeram pior, de herdeiros de uma das mais adiantadas civilizações da história humana par descendentes de macacos através da teoria pseudo-científica do evolucionismo darwiniano e do ateísmo
¬ Responder