Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte etrusca

Arte etrusca

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 40
Arte etrusca

A arte etrusca surgiu na Península Ibérica por volta de 1000 a.C. Os antigos etruscos foram marinheiros e mercadores experientes e a sua fortuna assentava na exploração de jazidas de cobre, ferro e prata.

Os etruscos começaram a enterrar os seus mortos em agrupamentos familiares por volta VII a.C. Com o passar do tempo, os túmulos das famílias ricas adquiriram características monumentais. Eram escavados na rocha vulcânica local e continham objectos funerários magníficos. Alguns apresentavam pinturas murais de cores vivas e brilhantes. Também revelaram figuras reclinadas sobre o sarcófago. Por exemplo, o sarcófago de Cerveteri. Estes convidam a entrar. As figuras estão serenas e têm os olhos alongados. Tem o sorriso típico etrusco. Também existe a representação de casais enlaçados na tampa do sarcófago.

Na arquitectura, reconstruiu-se o templo etrusco bastante próximo do grego. Tem colunas toscanas, um tímpano, um telhado de 2 águas, uma naos e uma pronaos. No telhado a decoração compõe-se com acroteros, figuras de culto da divindade.

Na escultura, os etruscos embelezaram os seus templos com figuras decorativas em terracota. Por exemplo, Apolo, de Veios, datada de 510 a.C, em terracota. Importaram o deus grego pelos romanos e mantiveram o seu nome. O sorriso mantem-se etrusco, pois é um sorriso muito próprio (o sarcófago de Cerveteri é, de facto, o mais conhecido pela história da arte). É típico. O penteado é feito de tranças. Os panejamentos têm aqueles lindos drapeados. A bainha é ondulada a que os romanos chamavam toga. Os olhos são alongados e o corpo é bem constituído, musculado e estruturado.

A pintura etrusca é uma pintura contextualizada na cultura etrusca. É uma pintura transportada dos túmulos, logos os temas estão relacionados com este mundo, o universo dos mortos. Nota-se influências dos seus vizinhos, ou seja, o mundo cretense e o mundo egípcio. Tal como os egípcios, acreditam numa vida feliz para além da morte. Os túmulos de Tarquínio são uma grande fonte inspiração para a pintura etrusca. São um marco! Os temas, habitualmente. São a caça, as cenas de banquete, a música e a dança, as cenas de luta, as cenas mitológicas, entre outros.


Daniela Vicente

Título: Arte etrusca

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 40

799 

Comentários - Arte etrusca

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios