Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte do Império Novo

Arte do Império Novo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Arte do Império Novo

No Império novo, os túmulos passaram a ser escavados na rocha.
Hatchepsut foi a principal esposa e meia-irmã de Tutmés II. Aquando da morte deste faraó, o poder passou para Tutmés III, um jovem filho de uma esposa secundária. Designada regente, Hatchepsut governou em conjunto com ele até à sua morte.
Esfinges ladeavam a entrada que conduzia ao templo.

Do meio do pátio, uma larga rampa conduzia ao terraço, contendo ao norte um santuário consagrado a Anúbis e ao Sul outro santuário consagrado a Hathor. Por uma rampa chegava-se ao terraço superior, onde se encontrava o santuário propriamente dito. Uma vez que a realeza era definida como um cargo público masculino, Hatchepsut ostenta as insígnias reais de um faraó: saia, barba e coroa. Embora algumas imagens ela seja apresentada com traços femininos.

À medida que a procissão cerimonial avançava, dentro dos edifícios, a transposição dos sucessivos pilares assinalava o seu progresso no espaço sagrado. Dentro do Templo de Amon-Ré, em Karnak, uma vasta sala hipostila era o último porto de acesso permitido aos visitantes, com exceção dos sacerdotes e da família real. A seguir à sala, um lago sagrado permitia que o rei e os sacerdotes se purificassem antes de entrarem no santuário. Os pilares e as paredes das saçlas, bem como os muros da vedação do recinto encontravam-se cobertos por baixos-relevos.

O filho de Seti I, Ramsés II, que governou durante 67 anos, encomendou um grande número de projetos arquiteturais, Abu Simbel. Em vez de pilares, o templo apresenta uma fachada de pedra maciça onde formam esculpidas 4 estátuas sentadas do rei, com cerca de 21 metros. Entre as pernas de cada estátua estavam pequenas figuras da família real. Num nicho, sobre a entrada, está uma imagem do Deus-Sol. A ladear esta figura estão imagens em relevo de Ramsés apresentando ao deus uma imagem de maat.

Osíris e Anúbis eram deuses usados na pintura para suavizar a passagem para o outro mundo. A música e as danças eram parte das celebrações. No registo superior, as figuras importantes estão sentados de forma rígida, enquanto os músicos e os dançarinos, no registo inferior, movimentam-se livremente.


Daniela Vicente

Título: Arte do Império Novo

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Comentários - Arte do Império Novo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios