Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte do Império Antigo

Arte do Império Antigo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Arte do Império Antigo

As três pirâmides de Guiza foram construídas em comemoração do filho de Senefru, Khufu, Khafré e Mnkauré. Com a forma de um triângulo equilátero, afunilam em direção ao céu. A entrada de cada de pirâmide fazia-se pela face norte, e, algures dentro da sólida massa de pedra estava uma câmara funerária. Cada pirâmide tinha uma muralha a circundar e, à volta desta, estavam pequenas pirâmides e mastabas para os membros da família real.

Junto ao templo do vale de Khafré ergue-se a Grande Esfinge. O retrato de Khafré foi combinado com o corpo de um leão. Possuiu a serpente sagrada, uaeus, e a barba divina. Ao longo do tempo, a esfinge sofreu alguns danos violentos no rosto.

A estátua de Khafré, em Guiza, tem uma face suave, imberbe, comprovando a sua eternidade. Possui uma forma musculosa, uma forma de mostrar o seu poder. A pose é ereta e frontal, permitindo-lhe observar os rituais em sua honra. Atrás da sua nuca tem o falcão, na mão direita o cetro, veste um saiote e as pernas são de leão. A cadeira tem representações do Baixo Egito (papiro), Alto Egito (Lótus) e sema-tawi (união do Alto e Baixo Egito).




Era também muito comum a representação dos casais através de estátuas, como os príncipes Rahotep e Nofret. O homem tem um tom mais escuro, enquanto a mulher ganha um tom mais claro. As inscrições identificam o casal: ele é um oficial do governo e ela é uma protegida do rei. Estão representados de frente e os seus gestos são ritualizados.
Era pelo casamento que a mulher podia desempenhar um papel social de maior relevo como de dona de casa. Com a maternidade, o papel da mulher afirmava-se ainda mais na sociedade. As muitas estátuas de casais egípcios enlaçados para a eternidade são um sinal de união e de respeito pela mulher.

Normalmente, a mulher enlaça o marido, passando o braço pelas costas deste. Mais tarde, o casal vai separar-se na arte, ganhando uma forma autónoma. Contudo, a forma mais pedida de representação é o braço da esposa pelo ombro do marido, sendo representados co a mesma altura.


Daniela Vicente

Título: Arte do Império Antigo

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

618 

Comentários - Arte do Império Antigo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios