Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte da Suméria

Arte da Suméria

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Arte da Suméria

Na Suméria destacam-se as cidades de Ur, Uruk e Lagash. Para os sumérios, a vida dependia do apaziguamento dos deuses, que tinham controlo das forças naturais, como o clima e as águas – a fertilidade da terra. Cada cidade tinha uma divindade por patrono, a quem os habitantes deviam devoção e sustento. O templo fornecia aos agricultores material para cultivar e estes, em troca, doavam uma porção do seu cultivo ao templo. O templo destaca-se pela sua arquitectura, construído com tijolo de adobe, revestido a argamassa. Há dois templos sumérios: templos baixos, que estavam ao nível do chão, e os templos superiores, que eram elevados através de uma plataforma. Os templos eram erguidos em locais elevados, como montanhas, pois os sumérios acreditavam que assim ficam mais perto do deus. O templo Branco era um dos seus templos dedicados ao deus Anu, o chefe dos deuses sumérios. Foi utilizado tijolo e caído, daí o seu nome. Os deuses sumérios são: Anu, reside nos céus, e é o deus dos céus e do espaço; Enki, deus das águas doces, da sabedoria e das artes; Enlil, deus da tempestade, do vento, do céu e da chuva.

Uruk foi a pátria de Gilgamesh, herói do poema épico que descreve as suas aventuras. A epopeia atribui a Gilgamesh a construção das muralhas da cidade e do templo de Ishtar, deusa do amor, da guerra e a fertilidade, protectora de Uruk e filha de Anu.

A zigurate de Ur data de 2100 a.C., dedicado ao deus Nanna, deus da Lua, Sin em acádico. Na sua base assentava 57 por 40 metros e atingia os 17 metros de altura. As três escadarias convergiam para a entrada. Cada uma tinha 100 degraus. A escada principal estava perpendicularmente ao templo. As outras duas eram paralelas à muralha de base. Foi totalmente construído com tijolos e palha. Edificado por Ur-Nammu e concluído pelo seu filho. Após os acádios, Nabucodonosor II ordenou a sua reconstrução.

A Patesi Gudea, de Lagash, é a representação de uma figura sentada ou em pé, com um ar sereno, em oração. A sua forma cilíndrica, ou trapezoidal, é muito interessante.

Daniela Vicente

Título: Arte da Suméria

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Comentários - Arte da Suméria

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios