Arte como modo de despertar consciências
Hoje em dia, é dos meios mais usados para despertar consciências acerca de assuntos contemporâneos, e fazem-no de modos incríveis.
Há poucos dias, vi numa rede social uma nova espécie de brinquedos chamados Genpets. Estes Genpets seriam um animal de estimação que vinha empacotado numa embalagem de brinquedo, com uma especificidade: seria um mamífero vivo, geneticamente modificado.
Ao ir ao site, descobri que os Genpets eram animais, com ADN modificado para terem personalidades específicas (identificadas na caixa por um código de cores) que podia ser escolhida pelo comprador. Possuía também um pequeno monitor cardíaco e uma “Fresh strip”, uma espécie de prazo de validade eletrónico que funcionava por meio de led’s, e dava indicação do estado do Genpet.
O animal, após modificado, seria hibernado por introdução de um nutriente específico no organismo e empacotado, como um brinquedo qualquer.
Tudo isto fez-me ficar estupefacta com o estado a que tínhamos chegado: tratar animais como bonecos de plástico! A minha cabeça só pensava: Mas onde é que isto vai parar!?
Decidi então começar a minha pesquisa acerca destes bichinhos.
O que encontrei após uma extensiva pesquisa aliviou-me, e fez-me passar a ter um sentimento de grande admiração por toda esta questão dos Genpets: estes não são mais que uma instalação do artista Adam Brandejs. Uma instalação não é mais que uma produção artística que se baseia na composição de um espaço, em vez de uma obra isolada.
Com tudo isto, aliando a multimédia à instalação, Adam criou um projeto credível, que lançou a polémica na internet acerca da engenheiria genética. As pessoas que não chegaram a descobrir a grande obra que eram os Genpets e que continuaram a pensar neles como seres reais insurgiram-se, evocaram os direitos dos animais e pensaram o mesmo que eu: onde vai a engenheiria genética parar?
Assim, podemos concluir que a arte é um forte veículo de expressão, informação, mas mais que tudo, de pensamento, pois simples ações como a de Adam Brandejs podem fazer as pessoas pensar em assuntos importantes, que muitas vezes estão esquecidos.
Comentários ( 2 ) recentes
- Wallace Randal
13-09-2012 às 13:54:33Realmente, os projetos de cunho artístico podem ser considerados marcantes quando provocam nossa poder reflexivo. Seja filmes, livros, obras, etc. o que aprendemos é o que realmente tem valor. Mas fora a arte como forma de reflexão, também pode ser usada para a compreensão de determinada cultura ou época, o que também é muito legal e esclarecedor.
¬ Responder - Carolina
02-07-2012 às 11:43:20Acho fantástica esta ideia, mas será que será que as pessoas iram atingir esse ponto? Ou iram continuar a "fingir" que não vem nada??
¬ Responder