Arte Barroca: a vida retorcida e rebuscada
O barroco é uma arte dramática, de expressão de sentimentos que objetiva envolver emocionalmente as pessoas. Teve início na Itália e logo se expandiu para outros países da Europa, chegando a América. A religiosidade é bastante significativa. Os temas das obras barrocas, além da religião, eram a mitologia e o direito divino dos reis, teoria que acreditava no reinado do monarca pela escolha de Deus, poder vindo Dele, e não dos súditos. Nessa arte observa-se muito a ambiguidade e a dualidade de tudo. Céu e inferno, perdão e pecado, religião e ciências, entre outras duplicidades de sentidos.
A arte barroca envolveu a literatura, a escultura, a música, a arquitetura e a pintura. Nesta arte encontra-se presente a dúvida, visto que estava inserida em um contexto de retomada das crenças católicas, mas diante de avanços científicos bastante significativos. Avanços estes que deixavam o homem desse período histórico convivendo entre dois mundos, sem mais a certeza de que tudo era vindo de Deus e com a consciência de seu valor. A arte era rebuscada e de forte emoção.
Na pintura barroca as características mais marcantes são o uso de pinturas tridimensionais e a técnica do efeito da ilusão, em que pintor expõe a cena de forma tão real, dando a ilusão de que o real é a pintura, assim como o jogo de luz e sombra. Na literatura as marcas barrocas nas produções são o uso de figuras de linguagem como antítese, metáfora e hipérbole que dão o exagero, a religiosidade e a dualidade característicos dessa arte.
Já a escultura barroca é muito valorizada pela dramaticidade apresentada pelas obras, compostas de rostos retorcidos, de luz e de exuberância na forma. A religiosidade e a dualidade, características fortes barrocas, também são destaques nas esculturas desse período. A arquitetura barroca é sinônimo de liberdade e de libertação em relação ao estilo simétrico formal. Ocorreu nos países cristãos da Europa e expandiu-se pelo mundo. Apresenta as características do exagero nas formas monumentais, da religiosidade, da exuberância e de grande ornamentação.O período barroco constituiu-se numa época em que o exagero, a busca pela perfeição da forma, os contrastes e a religiosidade imperaram no estilo de vida e arte do homem.
Comentários ( 3 ) recentes
- Daniela Vicente
09-09-2012 às 12:44:52O seu texto está muito bonito e apelativo. Este tema é muito directo, mesmo para quem não percebe de arte, contudo precisa ser abordado. Eu gosto muito do Barroco, embora esteja muito ligada à Igreja. Em relação à pintura, concordo com tudo o que você diz. A música é uma total novidade para mim. Desconhecia completamente o sentido da música barroca. Contudo, é muito óbvia, pois a pintura também é assim, ornamental. Parabéns pelo texto.
¬ Responder - sofia
09-03-2011 às 18:49:47por favor, diga-me o nome do quadro e o seu autor, eu preciso dessa informação para um trabalho... Brigada :D
¬ Responder - sofia
24-02-2011 às 21:13:26gostei muito , está bonito, mas podia-me diser, se faz favor, qual o nome do quadro e autor do quadro barroco demonstrado em cima?? :) obrigado
¬ Responder