Antiguidade Clássica
O estilo orientalizante (725 e 650), a crescente a prosperidade das cidades-estado gregas levou os cidadãos a quererem adquirir bens luxuosos da Ásia Menor, do Oriente e do Egito. Os artistas gregos assimilaram as influências orientais com rapidez e grande facilidade, desenvolvendo um estilo muito próprio, o estilo orientalizante. As sereias, os grifos e outros motivos míticos abundam nos vasos.
O período arcaico caracterizou-se pelo domínio de Atenas. Neste período de imensa criatividade surgiram as grandes tradições da escultura monumental em pedra e a arquitetura de templos. O desenvolvimento do estilo dórico e jónico. Os kourai e korai testemunham a preocupação dos gregos em representação das ideias da perfeição física e da juventude. Aparecem em nu integral. A pintura cerâmica desenvolveu a técnica das figuras e vermelhas.
A idade clássica caracterizou-se pelo início da queda de Atenas, com sucessivas crises no século V a.C. pela ameaça dos persas. No entanto, a cidade emergiu como império político e económica. O brilhantismo do Pártenon representa o esplendor da cidade nessa época. Procura do movimento realista das figuras. Surge o nu feminino.
O período clássico final é marcado pela Guerra do Peloponeso 431-404, que colocou por terra o domínio de Atenas. Seguiu-se um século de lutas internas. Evolução de vários tipos de edifícios: espaços públicos, teatros e mausoléus.
No período helenístico, Alexandre chegou ao poder em 336 a.C, após a morte do pai, Filipe II, criando num vasto império que se estendeu à Grécia. Após falecer, o seu império desmoronou-se em 3 reinos com cidades muito poderosas. Com a dissolução das cidades-estado, os gregos começaram a ver-se como indivíduos cheios de qualidade, refletindo-se na arte.
A arte cicládica é do tipo idolátrico. Tem uma função religiosa ligada ao culto da deusa-mãe. Cultivam o ideal de beleza, expressando-se na fertilidade e fecundidade. A gordura é símbolo de beleza. A cabeça é pouco definida. Algumas das figuras aparentam a gravidez, algumas são masculinas e um grupo específico representa músicos, como flautista e harpistas.