Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Alcobaça, Um Símbolo Nacional

Alcobaça, Um Símbolo Nacional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Alcobaça, Um Símbolo Nacional

Possuía um grande significado político, a nível interno e externo, pois Cister, nesta altura, tinha tanto poder como o Papado. A dimensão e riqueza que alcançou rapidamente transformaram a abadia alcobacense numa das principais estruturas económicas e políticas do país – uma situação que se manteve praticamente impecável até ao reinado de D. José I.

Eles produziam quase tudo o que necessitavam, e o que não conseguiam produzir, utilizavam os excedentes para obter. São os grandes povoadores da Idade Média e os grandes pioneiros dentro da Europa Medieval.

Estamos a falar de pessoas com grandes estudos na área da energia hidráulica. Alcobaça beneficiou das alterações no sistema de cultivo, pois tornaram-se cada vez mais produtivos.

Alcobaça segue o modelo da abadia-mãe de Claraval II, devido à sua filiação e proximidade cronológica (não podemos esquecer que os monges de Alcobaça eram beneditinos, solicitados por D. Afonso Henriques para construírem o Mosteiro de Alcobaça), e portanto percebemos as semelhanças entre a cabeceira de Alcobaça e a cabeceira de Claraval II – semi-circular – com a utilização não só da régua e do esquadro, mas também do compasso.

A nível de curiosidade, o facto de os muros das capelas radiantes não baterem com os contrafortes, mostra-nos que estamos numa fase de experimentação, pois no Gótico pleno isto jamais aconteceria, apenas por uma questão de lógica, ou seja, esta situação provoca grande pressão nas paredes e estas podem cair.

Alcobaça tem uma planta de três naves de igual altura, as naves laterais tem metade da largura da nave central (lembrando-nos corredores) e nove capelas radiantes. Havia ainda um dormitório, onde os monges dormiam todos juntos, símbolo da união, um refeitório e um púlpito neste.

Segundo Virgolino Jorge, a unidade de medida em Alcobaça foi o pé real francês, visto que o projecto veio de Claraval. Encontrou as seguintes dimensões: 16 pés (profundidade das capelas radiais, largura do deambulatório, intervalo médio entre os pilares da nave, largura do parlatório e largura das galerias do claustro), 32 pés (cruzeiro da igreja e largura da nave central), 48 pés (largura do transepto), 64 pés (altura interior do transepto), 160 pés (comprimento do transepto) e 320 pés (comprimento da igreja).


Daniela Vicente

Título: Alcobaça, Um Símbolo Nacional

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

615 

Comentários - Alcobaça, Um Símbolo Nacional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios