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A Pintura Flamenga Do Século XVII E XVIII

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 38
A Pintura Flamenga Do Século XVII E XVIII

Na pintura flamenga do século XVII e XVIII podemos encontrar artistas bem conhecidos do público, como Anton Van Dyck, Peter Paul Rubens e Rembrandt van Rijn.

Retrato de família, de Anton Van Dyck, é um retrato da família do pintor, a mulher e o filho. É uma das primeiras obras de Van Dyck, tendo sido realizado por volta dos seus 20 anos. O menino é o elemento de movimento na composição, pois vira-se para ver o pai. Van Dyck realizou outros retratos ao serviço de Carlos I de Inglaterra, como o Retrato de Anne Kirke e Anne Dalkeith, condessa de Morton, duas figuras da nobreza representadas de forma sumptuosa e requintada, à frente de um cortinado luxuoso e uma paisagem. Anne Dalkeith olha diretamente para o espectador, enquanto Anne Kirke desvia o olhar, mostrando uma atitude mais reservada. O Retrato de Elizabeth e Philadelphia Wharton, realizado em 1640, é um retrato duplo de duas crianças de grande doçura e sinceridade. Transmitem ao observador grande frescura, talvez pela cor dos seus tecidos de seda. O cão tenta chamar atenção das crianças para brincar. Uma das crianças olha de frente para o observador, enquanto a outra apoia-se na irmã e desvia o olhar.

O Transporte de pedras, de Peter Paul Rubens, mostra duas figuras a transportar com grande esforço uma carga. Temos aqui dois momentos do dia: à direita, o nascer do Sol, e à esquerda, o anoitecer, mostrando uma paisagem muito apaziguante. A união entre a Terra e Água é uma obra que celebra a união dos elementos Terra e Água, através de Sibele e Neptuno, a deusa da natureza e o deus do mar. Perseus e Andrómeda é um quadro que exalta um herói mitológico, Perseus, que liberta Andrómeda. Na sua cabeça está uma figura feminina a colocar a coroa da vitória.

Danae, um quadro de Rembrandt van Rijn, elaborado em 1636, o pintor retrata a jovem Danae trancada pelo pai para não conceber de Júpiter. Contudo, este encontra-a na forma de chuva de ouro. Danae encontra-se em destaque na escuridão através de uma luz que se abre sobre o seu leito. Atrás da cortina está uma figura masculina com alguma idade, podendo ser o seu pai Acrísio.

Daniela Vicente

Título: A Pintura Flamenga Do Século XVII E XVIII

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

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Comentários - A Pintura Flamenga Do Século XVII E XVIII

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A arte de trabalhar a madeira

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

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Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

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