Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Iconografia Religiosa Na Idade Média

A Iconografia Religiosa Na Idade Média

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 12
A Iconografia Religiosa Na Idade Média

A Abadia de S. Pedro é uma filiação de Cluny, situada na rota de Santiago de Compostela.
Iconograficamente, no portal sul do nártex da Abadia, vemos Cristo no centro do tímpano numa escala superior, rodeado pelo Tetramorfo, 24 ancião e 2 anjos. Não é uma narrativa, pois não conta uma história, pois não conta uma história. O leão e o touro alado, o anjo e as figuras de pernas cruzadas perto do lintel, reforçam a centralidade de Cristo, porque estão a olha na sua direção. O lintel é composto por florões classicistas.

No mainel estão representados São Paulo, careca, e Jeremias, de olhar meigo. Os corpos de São Paulo e Jeremias acompanham as formas do mainel. Leões e leoas entrelaçadas em «X» mostram os órgãos genitais e as mamas, que remetem para a fecundidade.

No suporte do tímpano, no lado direito, está Isaías, e no lado esquerdo, S. Pedro.

Nas jambas, no lado esquerdo, a Parábola de Lázaro e o rico avarento. O avarento come enquanto ao lado São Lázaro vomita a sua lama e os cães lambem as suas feridas. Um anjo recebe a sua alma. Na cena ao lado, vemos Lázaro no abraço de Abraão, no paraíso. Em baixo, a mesa farta do avarento contrasta com a mesa de altar, no lado direito. As mulheres pecadoras estão representadas pela mulher que está com o avarento. Esta é comparada com Jezebel, uma promíscua rainha fenícia. No lado direito, estão as mulheres virtuosas, Maria e Isabel. Maria engravida virgem e Isabel engravida já idosa, enquanto a mulher do avarento não consegue ter filhos. No lado esquerdo, o avarento morre materialmente confortável, mas com muito sofrimento, ao contrário de São Lázaro, que morre de forma apaziguadora. O avarento vomita a sua alma e esta é apanhada pelo diabo. A mulher do avarento é castigada. Vemos uma cena em que ela está a ser devorada sapos e cobras, que comem os seus seios e os órgãos genitais. No lado direito, temos ainda cenas como a Aforação dos Magos e a Visitação e a Anunciação.
É fantástico perceber através da arte a mensagem da Igreja na Idade Média.

Daniela Vicente

Título: A Iconografia Religiosa Na Idade Média

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 12

787 

Comentários - A Iconografia Religiosa Na Idade Média

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios