Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Escultura De Canova E Bernini

A Escultura De Canova E Bernini

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 24
A Escultura De Canova E Bernini

Paolina Bonaparte como Vénus vencedora, de Antonio Canova, 1805-08, mulher de Camilo Borghese, é esculpida aqui como a deusa Vénus. É uma escultura com muito requinte visível no penteado e na pose de Paolina, na maciez das almofadas e dos lençóis.

David, de Gian Lorenzo Bernini, 1623-24, é um tema bíblico, que envolve David e a vitória sobre Golias. Todo o seu corpo se contrai no momento anterior ao lançamento. O seu rosto mostra um conjunto de elementos que vai de encontro a este momento de tensão retida: olhos semicerrados, lábios cerrados, teste enrugada e cabelo esvoaçante. O herói mitológico encontra-se parcialmente nu, com um pano à volta da cintura. A sua nudez permite ao observador ver a musculatura do jovem David. No chão está a couraça que Saul lhe tinha emprestado.

Apolo e Dafne, de Gian Lorenzo Bernini, 1622-25, é uma peça que imortaliza o momento em que Apolo toca em Dafne, filha de Peneu, e esta começa a transformar-se num loureiro. Não conseguindo escapar do deus Apolo por mais tempo, Dafne pede ao seu pai para ajudá-la e eis que transforma-a num loureiro, um atributo que fará parte da coroa de Apolo. Na escultura de Bernini, Apolo está a correr (perna levantada) atrás da sua amada e conseguiu alcança-la, tocando-lhe na anca transformada em cortiça.

Rapto de Prosérpina, de Gian Lorenzo Bernini, 1621-22, foi uma obra encomendada por Scipione Borghese. Narra a lenda que Prosérpina, filha de Ceres, num belo dia, atraída por uma bela flor, a terra abriu-se sobre os seus pés, donde surgiu o deus dos Infernos, Plutão. O seu pai Ceres ficou tristíssimo quando deu pela falta da sua filha. Júpiter, deus supremo do Olimpo, para amenizar a dor de Ceres, permite que Prosérpina viva metade do tempo em Terra. Na escultura, o possante Plutão agarra com toda a força Prosérpina, que tenta escapar.

Conseguimos ver a força do deus através dos seus músculos fortes e saídos e do declive na pele da deusa das Colheitas quando este a agarra. O desespero está presente na figura de Prosérpina, que chora. O animal junto de Plutão é o conhecido Cérbero, um animal de três cabeças que guarda o Inferno.

Daniela Vicente

Título: A Escultura De Canova E Bernini

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 24

705 

Comentários - A Escultura De Canova E Bernini

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios