Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 1
A Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame em Paris é a mais sumptuosa igreja, construída em toda a era gótica.
Não haja dúvida que a arte gótica é de uma rara beleza, muito exótica, caracterizada por rendilhados muito bonitos, esculturas, colunas e vitrais raros.

A igreja catedral de Nossa Senhora, conhecida por categdral de Notre Dame, ergue-se na Ile de la cité, local préviamente ocupado por duas antigas igrejas, dedicadas a Santo Estêvão e a Santa Maria, cujas origens remontam ao século V.

Contudo, a construção desta igreja iniciou-se só no século XII , tornando-se um modelo para as catedrais góticas da Europa.

O seu tamanho parece muito maior do que é, devido às suas naves laterais duplas e capelas laterais . As suas torres de modelo ocidental contêm enormes portais altamente decorados, com detalhes esculturais.

O que distingue esta catedral é o fato de ter uma distinta flexa de madeira e chumbo, em vez de uma torre central. Os telhados são compostos por 1.326 placas de chumbo, que pesam cerca de 200 toneladas.

Ela é tão conhecida e bela que desde sempre foi visitada por imensos peregrinos, que aí afluíam a fim de ver a milagrosa imagem de Santa Maria, o santuário e São Marcelo.
Durante a revolução Francesa foi demolida, tendo sido profundamente restaurada pelo arquiteto Viollet-le-Duc, que lhe imprimiu a imagem atual.

A sua excepcional beleza distinguíu-a sempre das outras, da mesma época e contuinua a ser ainda hoje associada ao romance de Vitor Hugo, chamado "o Corcunda de Notre Dame".
Apesar do seu interesse turístico , é também uma igreja funcional, com um design muito bonito.

Além de local turístico, é um templo religioso, e ainda a igreja-mãe de uma diocese, e um centro de peregrinação.

O seu interior alberga um tesouro, coro, estátua de Santa Maria, galo de cobre, altar e naves laterais.
Uma distintivo primordial é que catedral recebe a coroa de espinhos de Cristo, que Napoleão ofereceu. Ainda hoje é exibida, sempre na primeira sexta-feira do mês, o que faz com que ocorra muito mais gente afim de assistir.

Além de ter uma grande importância a nível arquitetónico, o seu interior é riquíssimo e decorado com famosos vitrais medievais.

Foi ainda considerada o primeiro templo da razão, onde o ser supremo de robespierre foi adorado. Isto porque, antigamente o napoleão era adorado com um ser superior e supremo.


Pedro gil Ferreira

Título: A Catedral de Notre Dame

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

669 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:36:54

    eu já fui à catedral de Notre Dame, em Paris, no ano passado, eu fiquei muito contente por ter visto aquele ícone do gótico parisiense. e foi muito engraçado estar numa ilha no meio de Paris, rodeada pelos lados pelo rio. por fora, o edifício parece maior do que o interior ao que temos acessos, fiquei um pouco desiludida com o interior. gostei, contudo, dos espectáculos com uma índole religiosa. parabéns pelo seu texto.

    ¬ Responder

Comentários - A Catedral de Notre Dame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios