A Arte Renacentista
trata-se, na verdade, de um movimento de renovação artística e cultural, iniciada mais concretamente por Brunelleschi, que tinha regressado às formas simples e lineares da arquitetura romana.
Esta arte passou então a usar o arco de volta perfeita, e vez do ogival, típico do estilo gótico.
As suas características, incluem as colunas encimadas por capitéis clássicos, abóbadas de berço, frontões, cúpulas e decoração que assenta em figuras mitológicas e elementos da natureza.
Subjacente à arte está também uma nova cultura e mentalidade.
De fato, as cidades da Itália estavam cada vez mais prósperas e ricas, desejando moradias mais ricas, assim como o uso de tapeçarias, quadros e retratos.
O centro da arte e cultura era o Homem e tudo o que a ele estava ligado.
Os artistas disputavam entre si as encomendas de grandes obras públicas, dando origem a belas obras de arte, nomeadamente ao nível da arquitetura, escultura ou pintura.
As obras foram inspiradas na cultura clássica da Grécia e Roma, dando origem a um movimento cultural e artistico muito profundo.
A arte da renacença, opêm-se, assim, ao gótico, aliado à racionalidade, exist~encia de proporções rigorosas em todas as partes do edifício, de forma a conseguir-se o equilíbrio e harmonia, assim como a distribuição simétrica dos volumes.
Na pintura, emita o naturalismo e as figuras centrais são religiosas, com predominio das mitologias, paisagens e nus.
Os retratos exprimem os sentimentos, de alegria, tristeza ou sofrimento.
No domínio das técnicas houve um grande progresso, onde se destaca o óleo e tintas misturadas, para dar brilho,e a tela.
A racionalidade passa a estar presente na distribuição das figuras e no volume das composições, que obedecem a esquemas geométricos.
Além disso, transmitem a ideia de distância, profundidade, e prespetiva.
Na escultura são representados os nus, bastante reais e de grande perfeição.
Esta é uma arte de grande realismo, parecendo uma fotografia bastante perfeita.
Ficou muito célebre, nesta arte, o batismo de Cristo e a Pietá, de Miguel Ângelo.
Esta época, foi sem dúvida, um marco na História, por passar por grandes transformações a todos os níveis, desde a cultura, a arte ou a mentalidade.
Comentários ( 2 ) recentes
- Daniela Vicente
17-09-2012 às 20:17:15a acompanhar o nascimento do Renascimento, vemos o aparecimento de uma nova mentalidade. o artista ganha um outro estatuto do que de simples artificie. com os grandes mecenas da arte, uma forma de prestígio, a arte desenvolveu bastante. passamos da era medieval, onde as iluminuras e a arquitectura austera dominava. gostei do seu texto, embora esteja um pouco disperso. as ideias tem muito perto daquilo que conhecemos.
¬ Responder - Daniela Vicente
17-09-2012 às 20:14:15eu adoro o Renascimento. quem não gosta? é um pintura linda, acessível a todos, até mesmo quem não percebe de arte. Brunelleschi foi um escultor brilhante de Florença, que fez inúmeras obras arquitectónicas muito importantes para a história da arte. na arquitectura, é daqueles que se destaca, sem dúvida. na escultura não podemos fugir aos nomes de Donatelo e Ghiberti. e na pintura, Sandro Botticelli e incontornavelmente Leonardo da Vinci.
¬ Responder