A Arte Na Galeria Borghese
O penteado de Vénus ou A primavera, de Francesco Albani, 1616-17, exibe Vénus deitada numa carruagem, onde as Três Graças penteiam-lhe o cabelo e um cupido estende-lhe um espelho. Ao fundo uma árvore grande ocupa parte da composição no plano superior. Junto da árvore, em cima dela e no lago, os cupidos brincam.
Eneias fugindo do incêndio de Troia, de Frederico Barocci, 1598, expõe Eneias carregando o seu pai e levando a sua família do incêndio de Troia. O seu filho Ascânio segura a perna do pai com uma mão e com a outra leva a mão da cabeça. A sua mulher, Creusa, tenta acompanhar o seu marido para sair de Troia.
A caça de Diana, de Domenichino, 1616-17, mostra Diana, deusa da caça e da castidade, no centro da composição a presidir aos passatempos das suas ninfas, nomeadamente, do tiro com arco. Ergue para todas os prémios para as vencedoras: uma aljava, uma coroa de ouro e e um arco. Um grupo de ninfas no lado esquerdo disparou neste momento as setas, e estas estão a sair da composição. Ao fundo vemos outras ninfas, mas estas encontram-se fora da competição, elaborando pequenas tarefas. Em primeiro plano uma ninfa olha diretamente para o observador como a convidá-lo para entrar naquele mundo do erotismo. À direita, dois homens espiam as ninfas.
Sagrada Conversação, de Lorenzo Lotto, 1508, patenteia Nossa Senhora com o Menino ao colo no centro da composição. Tem dois santos ao seu lado, Onofre, um anacoreta, e Inácio. Este último santo chama o Menino para brincar. Há um grande contraste na vestimenta dos dois santos: um está nu e só tem uma tanga feita de folhas, enquanto o outro está majestosamente bem vestido. A Nossa Senhora está virada para o anacoreta e o Menino para Inácio. As vestimentas desta são as tradicionais, com o uso da cor vermelha e azul.
Nossa Senhora com o Menino, de Giovanni Bellini, 1510, mostra Nossa Senhora com o menino ao colo, num quadro de meio-corpo. Parte da composição é tapada com uma cortina verde, enquanto do outro lado se vê um caminho que vai dar a um castelo, talvez.
Eneias fugindo do incêndio de Troia, de Frederico Barocci, 1598, expõe Eneias carregando o seu pai e levando a sua família do incêndio de Troia. O seu filho Ascânio segura a perna do pai com uma mão e com a outra leva a mão da cabeça. A sua mulher, Creusa, tenta acompanhar o seu marido para sair de Troia.
A caça de Diana, de Domenichino, 1616-17, mostra Diana, deusa da caça e da castidade, no centro da composição a presidir aos passatempos das suas ninfas, nomeadamente, do tiro com arco. Ergue para todas os prémios para as vencedoras: uma aljava, uma coroa de ouro e e um arco. Um grupo de ninfas no lado esquerdo disparou neste momento as setas, e estas estão a sair da composição. Ao fundo vemos outras ninfas, mas estas encontram-se fora da competição, elaborando pequenas tarefas. Em primeiro plano uma ninfa olha diretamente para o observador como a convidá-lo para entrar naquele mundo do erotismo. À direita, dois homens espiam as ninfas.
Nossa Senhora com o Menino, de Giovanni Bellini, 1510, mostra Nossa Senhora com o menino ao colo, num quadro de meio-corpo. Parte da composição é tapada com uma cortina verde, enquanto do outro lado se vê um caminho que vai dar a um castelo, talvez.