A Arte E A Literatura Dos Romanos
Na realidade, eles punham as artes ao serviço da política e dos interesses do Estado.
Estéticamente, os escultores romanos inspiraram-se nos gregos, centrando-se no corpo humano e procurando a perfeição e rigor das formas, segundo princípios naturalistas.
Um dos aspetos em que mostraram mais originalidade foi no retrato, designadamente o baixo-relevo, sendo utilizados nos monumentos funerários, frisos, arcos de triunfo e colunas comemorativas.
Deste modo, os romanos, deixaram composições de informações, lendas , religião, vida quotidiana e acontecimentos diversos.
Ela é bastante rica devido aos frescos interiores das casas e das cidades de Herculano e, sobretudo, de Pompeia.
Estes frescos são conservados devido às cinzas bulcânicas depositadas por uma erupçao do vulcão Vesúvio, que aniquilaram grande parte da população, embora conservem muitas coisas que lá se encontravam.
Na pintura são representadas preferencialmente representações mitológicas, bem como cenários naturalistas e, imaginários.
Além destes pormenores destaca-se ainda a técnica da perspetiva.
A poesia, destaca-se na sua literatura, em especial o campo épico, em que pos poetas como Virgílio retratam as lendas do povo romano, de modo a glorificá-lo.
O prestígio vai ainda para poetas como Horácio, Catulo, Plínio, sendo este o autor de uma História Natural , e que morreu intoxicado a observar a erupção do Vesúvio.
Mas, contudo não é só a escultura e a poesia que se destacam nos romabnos, pois a sua arquitetura, engenharia e geografia,têm também um papel de grande destaque.
A História romana foi relatada e transmitida em torno de duas ideias principais, a educativa e moralizadora, em que glorificavam o povo romano e seus líderes, enquanto promotores da ordem.
Entre os mais importantes destacam-se Tito Lívio, Salusttio, Suetónio e Tácito.
O passado era um tema muito representado em toda a sua literatura, em especial os fatos heríocos, as guerras, as lendas e a história dos deuses.
Eram politeístas e adoravam vários deuses.
Os romanos foi sempre considerado um povo, muito guerreiro, que fazia a guerra por tudo. Na verdade foram excelentes guerreiros, que estavam sempre em guerra por um território que consideravam seu.