Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A arte barroca e nova mentalidade

A arte barroca e nova mentalidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 1
A arte barroca e nova mentalidade

O barroco é um estilo de arte diferente das outras e teve o seu início no século XVII.
Este estilo de arte iniciou-se primeiro em Itália, nomeadamente em roma, e, só depois se expandiu para os otros mundos, ou continentes.

Esta é uma arte de rara beleza, e caracteriza-se pela sua exuberâbncia de corativa, ausência de espaços vazios, ideia de movimento e cores douradas.

É essencialmente uma arte que se dirige aos sentidos, procurando acima de tudo provocar emoção e deslumbramento.

A simplicidade, característica das outras artes, bem como a harmonia e o equilíbrio, típico do renascimento, foram abandonadas.

A arte barroca, expressa na pintura grande exuberância e ostentação, características desta época.. assim são pintados grandiosos quadros, onde se retratavam as famílias da nobreza, muito ricas.

as grandes personalidades realçavam nos quadros, que apresentavam contrastes de luz, cor e sombra.

Na escultura era explorado, o dramatismo das figuras representadas, que procuravam sucitar os sentimentos de quem as observava.

Na arquitetura destacaram-se igrejas com fachadas sobrecarregadas de ornamentos, limhas, curvas e contra-curvas, que davam ideia de movimento. Os interiores eram também ricamente decorados.

esta arte está ligada ao ouro do Brasil em que na marca dos artistas, se sentia o efeito da talha dourada e dos painéis de azulejos.

Estes embelezavam as igrejas, salões, escadarias e jardins da corte e dos palácios.

Assim, as formas de arte do barroco, surgiram associadas aos bailes e espetáculos da corte, dos quais a música e a ópera eram componentes muito importantes.

Foi nesta época que ficaram famosos os bailes do Palácio de Queluz, o gosto pelas cerimónias faustosas e as cenas de Teatro da época.

Os coches eram revestidos de talha dourada, mobiliário e ourivesaria, sinais que denotam a sumptuosidade que caracteriza a corte.

Na verdadepode considerar-se uma arte espetacular, rica e faustosa, que servia a igreja católica, para atraír mais fiéis do que os reias absolutistas.

Deste modo, os reis, tanto em Portugal, como no resto da europa, fizeram construír Palácios, praças, ergueram estátuas e fizeam muitos retratos.

Desta mentalidade e arte, destacaram-se nomes como o de Bernini, Borromini, Rúbenes, Vélasquez ou Rembrandt.

O mais incrível, foi sem dúvida a sua rara e sumptuosa beleza e riqueza, que nunca se esquece.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A arte barroca e nova mentalidade

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

654 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:22:11

    eu gosto muito do barroco, embora seja um movimento ligado à Igreja. é de uma exuberância decorativa espectacular. quem não fica apaixonado pelo talha dourada? a igreja de São Roque e o Convento de Mafra são dois óptimos exemplos onde o Barroco se acentua. é um dos movimentos que eu gostava de estudara a fundo, mas o barroco português. parabéns pelo seu texto. embora não esqueçamos nomes como Velásquez. nomes incontornáveis.

    ¬ Responder

Comentários - A arte barroca e nova mentalidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios