A arte barroca e nova mentalidade
Este estilo de arte iniciou-se primeiro em Itália, nomeadamente em roma, e, só depois se expandiu para os otros mundos, ou continentes.
Esta é uma arte de rara beleza, e caracteriza-se pela sua exuberâbncia de corativa, ausência de espaços vazios, ideia de movimento e cores douradas.
É essencialmente uma arte que se dirige aos sentidos, procurando acima de tudo provocar emoção e deslumbramento.
A simplicidade, característica das outras artes, bem como a harmonia e o equilíbrio, típico do renascimento, foram abandonadas.
A arte barroca, expressa na pintura grande exuberância e ostentação, características desta época.. assim são pintados grandiosos quadros, onde se retratavam as famílias da nobreza, muito ricas.
as grandes personalidades realçavam nos quadros, que apresentavam contrastes de luz, cor e sombra.
Na escultura era explorado, o dramatismo das figuras representadas, que procuravam sucitar os sentimentos de quem as observava.
Na arquitetura destacaram-se igrejas com fachadas sobrecarregadas de ornamentos, limhas, curvas e contra-curvas, que davam ideia de movimento. Os interiores eram também ricamente decorados.
esta arte está ligada ao ouro do Brasil em que na marca dos artistas, se sentia o efeito da talha dourada e dos painéis de azulejos.
Estes embelezavam as igrejas, salões, escadarias e jardins da corte e dos palácios.
Assim, as formas de arte do barroco, surgiram associadas aos bailes e espetáculos da corte, dos quais a música e a ópera eram componentes muito importantes.
Foi nesta época que ficaram famosos os bailes do Palácio de Queluz, o gosto pelas cerimónias faustosas e as cenas de Teatro da época.
Os coches eram revestidos de talha dourada, mobiliário e ourivesaria, sinais que denotam a sumptuosidade que caracteriza a corte.
Na verdadepode considerar-se uma arte espetacular, rica e faustosa, que servia a igreja católica, para atraír mais fiéis do que os reias absolutistas.
Deste modo, os reis, tanto em Portugal, como no resto da europa, fizeram construír Palácios, praças, ergueram estátuas e fizeam muitos retratos.
O mais incrível, foi sem dúvida a sua rara e sumptuosa beleza e riqueza, que nunca se esquece.
Comentários ( 1 ) recentes
- Daniela Vicente
17-09-2012 às 20:22:11eu gosto muito do barroco, embora seja um movimento ligado à Igreja. é de uma exuberância decorativa espectacular. quem não fica apaixonado pelo talha dourada? a igreja de São Roque e o Convento de Mafra são dois óptimos exemplos onde o Barroco se acentua. é um dos movimentos que eu gostava de estudara a fundo, mas o barroco português. parabéns pelo seu texto. embora não esqueçamos nomes como Velásquez. nomes incontornáveis.
¬ Responder