Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Antiguidades > Pátina em madeira: aprenda a técnica

Pátina em madeira: aprenda a técnica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Antiguidades
Visitas: 78
Comentários: 27
Pátina em madeira: aprenda a técnica

A pátina é uma técnica de restauração de móveis antigos que renova e valoriza a peça, dando um visual novo a ela. Os móveis restaurados em pátina aumentam seu valor comercial devido ao processo artesanal pelo qual passam.

Essa técnica consiste em um trabalho feito com lixa e tinta dando um efeito de ação/desgaste do tempo muito suave e belo. Os gastos com esta técnica não são grandes. O custo é bem acessível e pode ser feito em qualquer móvel ou utensílio doméstico de madeira. Para realizar uma das várias técnicas de produção de pátina são necessários: uma lixa para madeira 120, duas cores a escolha de tinta látex, um pincel para pátina, água e verniz a base de água.

A primeira observação a ser realizada é verificar se o móvel apresenta alguma imperfeição ou não. Caso tenha algum furo ou buraco, ou esteja desnivelado, o que deve ser feito antes é cobrir essas imperfeições com massa corrida. Deve-se aguardar quatro horas até a massa secar. Após feito isso, se necessário, deve-se passar a lixa para deixar o local coberto com massa corrida liso e nivelado ao móvel.

Estando o móvel pronto para a prática da pátina, deve-se, primeiramente, lixar todo o móvel, tirando o verniz inicial da madeira. Com um pano seco, retira-se todo o pó obtido após lixar a peça. Depois disso, o passo seguinte é passar a primeira demão da tinta látex, escolhida entre as duas cores para ser a base da pátina; a cor que fica embaixo. Quando esta pintura secar, após duas horas, é necessária, ainda, uma segunda demão dessa mesma cor já utilizada. Mais duas horas de espera até que a tinta seque.

Após seca a base, deve-se preparar a segunda tinta látex da cor escolhida, diluindo-a em água. A medida ideal é uma parte de água para três de tinta látex. Pinta-se o móvel e rapidamente, com a ajuda do pincel de pátina, tira-se o excesso de tinta, dando o efeito pátina ao móvel. Depois de seco, passa-se o verniz a base de água em todo o móvel. De preferência, passam-se duas demãos de verniz, dando um resultado melhor.

Outra variação é feita com palha de aço, dando outro efeito de pátina, também muito bonito. Nesse, ao invés de diluir a tinta látex na água e retirar o excesso com um pincel, o recomendado é passar a palha de aço, retirando o excesso da tinta em um único sentido e de uma vez só. Deve-se fazer o processo por lados ou partes, sempre de cima para o sentido do chão.

Essas são apenas duas variações do efeito de restauração chamado pátina. Há ainda as técnicas conhecidas como pátina provençal e pátina lavada, entre outras. Na pátina provençal, muito famosa nos ateliers de pintura, também chamada de pátina francesa, pois teve sua origem no sul da França, é branca na superfície e utiliza a cor da própria madeira ao fundo. Dá um efeito rústico de desgaste e envelhecimento. Pela brancura da peça, também é conhecida por muitos como pátina branca.

Já a pátina lavada é outra forma de acabamento que garante ao móvel um aspeto envelhecido. O ideal é que se use as cores em tons sobre tons. Essa técnica diferencia-se das demais, pois o efeito envelhecido se dá quando se passa um pano de algodão em cima da tinta ainda fresca, fazendo riscos e deixando partes com mais tinta e outras com menos tinta, dependendo do resultado que se quer obter. É o pano que retira o excesso da tinta e faz o desenho. Pode-se substituir o tecido por uma esponja ou uma escova com cerdas macias.


Rosana Fernandes

Título: Pátina em madeira: aprenda a técnica

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 78

770 

Imagem por: SantaRosa OLD SKOOL

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 27 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoantonio

    19-06-2014 às 07:05:43

    Maravilha o texto - Pátina em madeira: aprenda a técnica
    esta na primeira pagina do google em aproximadamente 352.000 resultados

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 14:59:06

    Uma excelente maneira de dar mais vida aos móveis e agregar valor à peça. A Rua Direita agradece pela dicas sensacionais.

    ¬ Responder
  • MARILIA BRANT

    14-02-2014 às 14:54:49

    gostaria de arrumar meus móveis de sucupira antigo,mas não quero colocar cor,quero que eles voltem a ficar com aparência de novos.Como fazer???

    ¬ Responder
  • Marcia

    22-09-2013 às 14:43:20

    Ola, tudo bem??
    Tenho uma sala de jantar antiga de mogno, gostaria
    de fazer um patina, poderia me passar passo a passo para que posso fazer nao esta em meu orçamento mandar fazer eu mesmo preciso fazer.
    Aguarde um retorno por gentileza
    Obrigado
    Marcia

    ¬ Responder
  • Rosangela

    27-08-2013 às 17:25:31

    Boa tarde!! Moro no Rio de Janeiro, na tijuca e gostaria de uma indicação para alguem que faça pátina, tenho uma mesa com quatro cadeiras e um espelho, podem me indicar,gostaria de saber valores e tudo mais, por favor, caso alguem conheça favor indicar, muito Obrigada!!

    ¬ Responder
  • Fernando

    13-06-2013 às 15:14:42

    Boa tarde tenho para venda varios moveis antigos e muitas pedras antigas meu telm. e 968556091.

    ¬ Responder
  • claudia

    30-03-2013 às 20:45:23

    estou com uma porta velha que cortei no comprimento e quero fazer uma mesa de 1.60m. A minha idéia é pintá-la com azul provençal e deixá-la com efeito de pátina. Vou coloca'-la em um espaço goumert, ode usarei ladrilhos hidraulicos acima da bancada da pia. Ele tem variações de cores no azul, marron, amarelo e branco. Farei uma pintura tb em algumas gavetas no tom de amarelo. Gostaria de uma explicação como proceder na execução desta mesa. Aguardo anciosa o retorno de vocês. Obrigada. Claudia Vaz

    ¬ Responder
  • nelma de oliveira

    24-03-2013 às 08:29:29

    Bom dia! Gostaria de saber que devo fazer para tratar meus móveis antes de fazer a patina .pois alguns deles se encontram com carunchos .?

    ¬ Responder
  • Ana Carolina

    31-10-2012 às 11:23:11

    Olá, gostaria de fazer patina no piso do quarto do meu bebê, pois ele tem aquele carpete de madeira amarelado e queria clarear o piso. Posso usar a mesma técnica, raspando antes o verniz dele?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • jean silva

    20-01-2013 às 20:50:52

    Nao é recomendável haja visto que o piso sofre forte atrito, iria danificar o seu serviço, salvo se no lugar de verniz colocasse uma resina para o acabamento o que poderia encarecer.
    Um abraço Jean.

    ¬ Responder
  • jean

    20-01-2013 às 20:46:35

    Nao é recomendável haja visto que o piso sofre forte atrito, iria danificar o seu serviço, salvo se no lugar de verniz colocasse uma resina para o acabamento o que poderia encarecer.
    Um abraço Jean.

    ¬ Responder
  • Manoel

    09-08-2012 às 13:30:27

    Olá pessoal...Eu trabalho com restauração, reformas e consertos em geral. Precisando é só ligar: 11-999185344

    ¬ Responder
  • Valdelice Meneses Leite

    24-01-2013 às 07:24:04

    Minha estante está com patina,quero muda pra branco,como fazer mim da um dica.A estante é grande.obrigada

    ¬ Responder
  • soniasonia

    09-06-2012 às 00:34:09

    ola como vai eu gostaria muito em mudar a cor de meu jogo de quarto pra claro ele e de cor cerejeira mas a cama e de mogno o que devo fazer muito obrigado

    ¬ Responder
  • suelisueli

    08-05-2012 às 03:20:23

    Tenho um guarda roupa de 10 portas de madeira, só q já mudei a cor por 2 vezes, hj, branco. Gostaria de fazer pátina imitando mármore, é possível?Por favor envie-me o passo a passo. Grato.

    ¬ Responder
  • Ana Paula PedrosoAna Paula Pedroso

    28-03-2012 às 12:51:47

    Muito bom dia! Já arrisuei fazer a técnica com uma comôda e mesinhas de cabeceira, que de tanto que gostei estão na minha sala, fiz com tinta branca e lixa para madeira, acho que fiz uma técnica provençal, e já estou pensando em outros móveis e outras técnicas! Gostaria de mais dicas sobre as técnicas! Obrigada! Um grande abraço! Ana

    ¬ Responder
  • LeoniLeoni

    24-01-2012 às 23:47:50

    Gostaria de fazer patina em alguns moveis, por isso queria saber se tem um modo mais facil de retirar o verniz dos moveis, que não precise lixar.Favor relacionar os materiais necessários para fazer a patina. Aguardo resposta.
    Att.
    Leoni

    ¬ Responder
  • vanderson bittencourt

    02-09-2012 às 20:13:31

    usando tiner, só que tem que ser passado 2 ou 3 vezes quando o verniz estiver fosco raspe com uma espatula e o verniz sairá todo! vanderson bittencourt

    ¬ Responder
  • LucilhaLucilha

    29-12-2011 às 12:24:58

    Tenho um bar todo em granito e pés de aço escovado ,porém a parte de dentro é pintada de branco e esta bem feia.
    Tem jeito de recupera sem ser preciso lixar?
    Algum tipo de pátina,pintura....
    Já pensei em comprar uma tinta cina ou grafite e fazer umas maluqueces com os dedos.Socorro pois gostaria de fazer p/ a virada 31/12/2011 que é meu aniversário e vou receber amigos.
    Obraga.
    At,
    Lucilha.

    ¬ Responder
  • Olivia Grace GuimarãesOlivia Grace Guimarães

    17-11-2011 às 19:16:56

    Gostaria de aprender a fazer patina em uma mesa, gostaria de receber sugestao de cores e tintas adequadas

    ¬ Responder
  • Mariapeixotomaria elena

    21-06-2011 às 19:26:13

    @maria elena
    gostaria de saber qual a tinta latex devo passar primeiro para ter um efeito patina?,a latex mais clara ou a mais escura? E um movel de madeira ja pintado com esmalte sintetico alto brilho ,da para fazer patina?

    ¬ Responder
  • Mariapeixotomaria elena

    15-06-2011 às 19:31:22

    gostaria de saber qual a tinta latex devo passar primeiro na madeira para ter um efeito de patina.A tinta latex na cor escura ,ou a latex clara? codigo de imagem 73659

    ¬ Responder
  • lucyneialucyneia

    04-01-2011 às 19:29:11

    Gostaria de saber se tenho que lixar muinto o movel para fazer patina.
    ogrigado

    ¬ Responder
  • abigail tiburtinoabigail tiburtino

    27-12-2010 às 11:34:30

    opinião com fazer patina em uma comoda para ser colocada no berçario de uma igreja ela de madeira antiga

    ¬ Responder
  • flavia

    26-12-2010 às 11:12:25

    tenho uma cristaleira muito antiga de madeira pretendo coloca-la na cozinha gostaria de fazer patina para deixar a cozinha mais charmosa, os azuleijos são antigos e não pretendo reformar agora estou com o orçamento muito apertado e gostaria
    de fazer eu mesma, espero uma dica de que cor usar e passo a passo de como fazer. um abraço flávia

    ¬ Responder
  • Lucia AndradeLucia Andrade

    05-08-2010 às 20:07:52

    Olá. Quero reformar uma cristaleira e um aparador de abajur com gavetas na sala + guarda-roupas em mogno nos quartos: UFA!!! será que dá pra fazer? Nunca fiz nada assim antes, gostaria de dicas do que realmente comprar para fazer este trabalho. Tenho duvidas de que cor usar por baixo e por cima, na verdade, quero os móveis em tom areia. Vi a cor A153 da Suvinil, maravilhosa!!! Essa seria a finalização, mas o que usar para a primeira demão? se puder ajudar, agradeço. grande abraço

    ¬ Responder
  • elaineelaine

    10-07-2010 às 15:37:13

    olá, tudo bem
    estou querendo fazer um trabalho em um jogo de mesa q tenho em madeira, e a tecnica q mais gostei foi a patina. Porem sou leiga nesse assunto nunca fiz artesanato, mas gostaria muito de fazer patina nessemeu jogo d mesa q tenho com muita estima. Gostaria q vc me desse umas dicas se possivel um passo a passo, pois nem faço idéia dos materias q vou utilizar nem aonde posso encontrar q dirá como irei fazer esse artesanato sozinha. Eu irei fica muito feliz em poder mostrar para meis amigos q fui eu q fiz. Ficarei muito orgulhosa d mim mesma
    Desde ja agradeço

    ¬ Responder

Comentários - Pátina em madeira: aprenda a técnica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Mesas de mistura

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
Mesas de mistura\"Rua
Uma mesa de mistura é o equipamento que permite misturar música com beats e breaks ou criar sons com manipulações, passagens e efeitos, ou seja, permite alterar os valores de configuração do som e configurar todos os sinais áudio, de modo a poderem-se misturar sinais analógicos com sinais digitais.

Este é também um equipamento essencial na gravação de som, uma vez que, de acordo com as entradas de som existentes (normalmente definidas pelo número de microfones), podem-se alterar as configurações do som original.

Este é o equipamento essencial em qualquer festa ou evento que tenha a música como parte integrante mas, além de ser dispendioso, não é muito fácil de ser transportado.

Devido a este facto, existem muitas empresas que alugam estes aparelhos e há outras também que os têm já fixos, como é o caso das empresas discográficas ou as discotecas.

Quando se pensa em adquirir um equipamento destes, há diversos factores a considerar. Há que ter em conta factores tão importantes como o número de canais, o número de estações equalizadoras, os canais mono e estéreo ou ainda os faders.

O teste verdadeiro para qualquer mesa é a qualidade do som de saída, pelo que na altura de escolher uma mesa, há que adequá-la às necessidades e ao meio em que vai ser utilizada. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Mesas de mistura

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios