Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Antiguidades > Nem Tudo o Que é Velho é Lixo

Nem Tudo o Que é Velho é Lixo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Antiguidades
Visitas: 6
Comentários: 5
Nem Tudo o Que é Velho é Lixo

Desde sempre pessoas de todos os lugares e de todas as idades se debateram com a necessidade de se desfazerem das coisas que já não usam.

Algumas pessoas, pura e simplesmente colocam tudo no lixo, desde que já não usem, tenham deixado de gostar ou achem que está fora de moda. Outras pessoas, que têm espaço disponível guardam por pena de se desfazerem de coisas que não estão estragadas, e que quem sabe poderão a dar jeito mais tarde, assim amontoam num sótão, numa arrecadação ou num outro lugar um sem fim de objectos dos quais nunca mais se lembrarão.

Diz um velho ditado “guarda o que não presta e acharás o que te é preciso” e de facto assim é, aquilo que não presta hoje, amanhã poderá ter uma nova utilidade, e têm-se visto mesmo fazer obras de arte a partir de coisas cuja utilidade inicial deixou de fazer sentido.

Hoje, para além de podermos recorrer às coisas que não tivemos coragem de deitar fora, podemos ainda recorrer aos inúmeros mercados de antiguidades que se têm multiplicado no nosso país. No início com poucas coisas, hoje em quase todas as vilas e cidades no país aparecem mercados recheados de inúmeras peças lindíssimas que podem ter um novo uso e dar uma nova vida a espaços que criamos apropriados para elas.Estes mercados são também um espaço extraordinário para alfarrabistas, e confesso que tenho encontrado neles alguns livros que procurava há muitos anos, e a preços apetecíveis.

Naturalmente que também encontramos nestes eventos aquilo a que chamamos cacos velhos, mas até esses cacos podem ser de uma utilidade incrível se enquadrados nos locais ideais.Já pensou dar uma vista de olhos pelo baú de coisas inúteis que guarda lá em casa?

A crise dos tempos que correm tem chamado a atenção de muitas pessoas para este assunto, e não são poucos os casos em que se descobrem verdadeiros tesouros no meio das tralhas guardadas. Um pequeno arranjo aqui, um pequeno remendo ali, uma pintura nova ou outra guarnição têm dado vida nova ao que antes chamámos lixo.

Deixemos completamente de lado a ideia de que tudo o que é velho é lixo, e entendamos de uma vez por todas que as coisas antigas podem ter um valor considerável, não apenas do ponto de vista da recordação, mas valor monetário por aquilo que são e pela época que representam.


Ana Sebastião

Título: Nem Tudo o Que é Velho é Lixo

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 6

647 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 15:23:17

    Realmente, se as pessoas valorizassem mais o que tem em casa, poderiam doá-las e não jogar fora. Às vezes, o objeto está bem novinho e sem necessidade de ir para o lixo. A Rua Direita recomenda avaliar a peça e se der, dê para alguém necessitada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMário Limede

    02-10-2012 às 11:20:42

    Gostei do teu texto Ana. As pessoas deviam começar a olhar para o reaproveitar das coisas velhas que têm em casa como um boa maneira de combater o desperdício.

    ¬ Responder
  • Bruno JorgeBruno Jorge

    01-10-2012 às 11:43:22

    Gostei.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSónia

    01-10-2012 às 11:21:04

    Olá Ana, gostei muito do teu texto. Força ai

    ¬ Responder
  • Joaquim FerreiraJoaquim Ferreira

    01-10-2012 às 09:29:30

    Sim. Estamos em maré de poupanças... E já diz o velho ditado, guarda o que não presta e acharás o que te é preciso

    ¬ Responder

Comentários - Nem Tudo o Que é Velho é Lixo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios