Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Tenho um hamster! E agora?

Tenho um hamster! E agora?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 8
Tenho um hamster! E agora?

Um hamster!
Um hamster é um grande amigo. É um membro da família e deve ser tratado como tal.
O hamster é um pequenino animal, semelhante a um ratinho mas sem cauda comprida. Os hamsters são roedores, tal como as chinchilas, os coelhos e as cobaias, mas ao contrário destes, têm tendência a serem menos incomodativos em termos de limpeza e cheiro.

Estes pequenos bichinhos não cheiram mal, como às vezes é dito. No entanto, se deixarem a gaiola por limpar durante muitos dias, pode ganhar algum cheiro a urina ou fezes, como qualquer outro animal.

EQUIPAMENTO BÁSICO

Para ter um hamster, há algum equipamento que deve possuir:
*Casa/ gaiola: o hamster deve ter uma gaiola, onde pode viver. A gaiola pode ter partes em plástico ou acrílico. No entanto, deve também ter grades, pois algumas gaiolas são demasiado fechadas, e o animal acaba por não ter muito oxigénio disponível.

*Roda: o bichinho deve ter uma roda, para poder exercitar-se. Caso contrário, pode vir a sofrer de stress e obesidade, e morrer demasiado cedo.

*Comedouro: o animal deve ter comida dentro de um reservatório específico, de base larga. Lembre-se que o hamster tem tendência para pousar as patas na borda do recipiente, use um comedouro que tenha a base mais larga que a boca, para evitar que o animal tombe a comida para cima de si.

*Bebedouro: os bebedouros de hamster são em forma de biberom e possuem uma pequena esfera, a qual liberta água quando o hamster a lambe/morde. Use sempre desses bebedouros, o animal pode não reagir corretamente a outros.

*Ninho: os hamsters necessitam de ninho para dormirem. O ninho é uma espécie de uma lã, que é colocada num espaço específico da gaiola (em geral um pequeno espaço em forma de casa). Se a gaiola não trouxer espaço para o ninho, compre uma casinha na loja de animais.

*Chão para a gaiola: deve comprar uma cobertura absorvente para o chão da gaiola. Assim evita que o seu bichinho ensope as patas na própria urina e facilita a limpeza da gaiola. Essa cobertura é uma espécie de serradura e encontra-se à venda nas lojas de animais.

*Pedra de sal/ cálcio: estas pedras podem parecer inúteis. No entanto, são muito importantes! O seu hamster possui uns dentes fabulosos, que nunca param de crescer. Estes dentes têm que ser desgastados, caso contrário vão começar a ferir a boca do bichinho, que deixará de comer. Estas pedras servem para o hamster roer, de modo a desgastar os dentes.

Para além destas coisas básicas pode também comprar uma bola de acrílico. Estas bolas servem para colocar o animal por alguns momentos, para que ele possa andar pelo chão sem correr o risco de que ele fuja para baixo de um armário. No entanto, estas bolas são altamente desaconselhadas, pois podem criar o pânico no bichinho. Caso faça questão, deixe-o apenas dentro da bola de 15 a 20 minutos. Use-a, por exemplo, quando tiver de limpar a gaiola.

A limpeza da gaiola deve ser feita a cada 8 dias, bem como a mudança do ninho. A comida deve ser verificada todos os dias, e a água mudada, para que o animal possa ter água fresca.

Espero que disfrute bem do seu novo amiguinho! Boa Sorte!


Patrícia Carvalho

Título: Tenho um hamster! E agora?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 8

701 

Comentários - Tenho um hamster! E agora?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios