Pinscher miniatura
Originário da Alemanha, é uma raça bastante antiga tendo o primeiro registro dessa raça feito em 1836.
O Pinscher miniatura tem geralmente a cor preta ou caramelo e tem pelo curto sendo um animal muito fácil de se cuidar e tratar.
O Pinscher é considerado um cão de guarda apesar de seu tamanho reduzido e ele se enquadra na mesma categoria de outros cães de guarda como o Dobermann, Rottweiler e Dogue Alemão.
É considerado um cão de muita energia e adora brincar e necessita muito de atenção por parte do seu dono,pois ele se apega muito fácil.
Porém ele se torna agressivo e não gosta de pessoas estranhas,talvez essa característica seja herdada do temperamento típico dos cães de guarda.
E apesar de seu tamanho reduzido e de ser dócil com seu dono, o Pinscher carrega uma certa fama de ser um cão nervosinho e que late muito.
Por ter características tanto de um cão de companhia como um cão de guarda, é importante que o pinscher seja adestrado desde pequeno para que não chegue a vida adulta como um cão que avança sobre as pessoas e se torne muito agressivo.
Por ser um cão com muita energia, é importante que o dono do animal fique atento em promover atividades com o cão como passeios e brincadeiras.
Em média um Pinscher miniatura mede entre 25 a 30 cms e pesam de 3 a 5 kgs e sua expectativa de vida gira em torno dos 15 anos.
Na Alemanha é encontrado dois tipos de tamanhos de cães da raça pinscher: médio e pequeno,enquanto no Brasil só é encontrado o Pinscher miniatura.
O Pinscher miniatura odeia frio e sua pelagem curta contribue para que ele sinta mais frio que outros cães,por isso é importante agasalhá-lo bem no inverno e ficar atento a qualquer sintoma de anormalidade com sua saúde,e dar todas as vacinas que são necessárias.
Enfim quem procura um excelente cão de companhia e ao mesmo tempo um cão de guarda não vai se arrepender em adquirir um Pinscher miniatura