Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Os hábitos dos pombos

Os hábitos dos pombos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 46
Comentários: 2
Os hábitos dos pombos

Apesar de muitos serem verdadeiros amantes columbófilos, os pombos não são animais que agradem a todos. Com uma história vingada desde os tempos mais remotos, os pombos não ocupam lugar no coração dos Portugueses, que de vez em quando são vítimas destes tão inteligentes animais.

Até pode haver quem diga que dá sorte e que é sinal de dinheiro, mas o vestígio de um pombo é sempre um incomodo.

Desengane-se quem acha que só nas cidades monumentais Portuguesas, se sofre deste mal. Nas mais variadas cidades Europeias (Madrid, Londres, etc.), os pombos, apesar de animais simbólicos, assombram o passeio de qualquer morador ou turista e pior, o espaço aéreo.

As queixas têm cada vez mais aumentado de número em qualquer cidade que seja “vitima” da excessiva procriação destas aves.

Não se trata só da destruição do património (monumentos por exemplo), mas também da saúde pública em geral.

Ao longo dos anos, esta situação tem sido seguida por especialistas que utilizando métodos contracetivos, conseguem controlar a multiplicação quase massiva dos pombos, sem que para isso esteja em risco a sua reprodução. Este programa visa somente a controlar a reprodução e em caso algum a esterilização da espécie columbófila. Por norma, este tipo de programas é controlado e posto em prática pelas Câmaras Municipais, sendo composto por várias fases e tendo por base a contraceção por via oral, criando habituação às aves. Se todos os dias, no mesmo local, for colocada a alimentação medicada aos pombos, estes criam um ciclo de habituação alimentar e consequentemente a medicação para controlo de natalidade.

Em cidades como Veneza este projeto posto em prática tem apresentado resultados bem positivos.

Existem no entanto, outras formas de afastar este animal que muitos consideram tão incómodo.

Em Londres, em frente ao Palácio do Parlamento, encontra-se a estátua de Wiston Churchill. Diz-me que Churchill (um dos mais conhecidos Primeiros Ministros Ingleses) odiava pombos. Por esta razão, a estátua ali colocada em sua homenagem é eletrificada.

Se o problema dos pombos não é só quando passeia na rua, e se estes bicharocos o incomodam nos parapeitos das janelas da sua casa, sugerimos-lhe algumas soluções.

Os pombos receiam, tal como a maioria dos pássaros, objetos que se movimentem. Assim, experimente colocar retalhos de sacos de plástico nas suas janelas, perto dos parapeitos. Apesar de ser indiferente a cor dos sacos, se fizer uns pequenos molhinhos coloridos, o aspeto pode ser bastante mais engraçado.

Existem ainda no mercado uns espetos que são vendidos em rolo que poderá colocar no parapeito. Os ditos espetos são de arame e impedem que os pombos adotem o seu parapeito para descansar das viagens.

Apesar de a maioria estar de acordo com os inconvenientes que são os pombos, nunca se esqueça que se tratam de animais, e de forma alguma poderá apostar numa atitude que atente sobre a vida dos bichos. Os animais têm direitos.


Carla Horta

Título: Os hábitos dos pombos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 46

798 

Imagem por: Wittekind

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 18:49:42

    Adoro jogar comidinhas nas praças para os pombos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBras

    06-06-2010 às 23:28:16

    Deixem os pobres dos bichos em paz!

    Deveriam ter eletrificado era o pinguço do Churchill..

    ¬ Responder

Comentários - Os hábitos dos pombos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Wittekind

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios