Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O Singular Gato American Curl

O Singular Gato American Curl

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 4
O Singular Gato American Curl

O American Curl, distinguido pelas suas originais e engraçadas orelhas encaracoladas (sendo essa característica a base da denominação que lhe foi atribuída) é uma variedade rara de gato doméstico, inclusivamente dentro dos Estados Unidos, de onde é originário. Ao contrário daquilo que se regista com os gatos cuja criação remonta há séculos ou mesmo milénios, a história do aparecimento do American Curl é conhecida, sendo apenas necessário recuar ao comparativamente recente ano de 1981. Corria esse ano, uma família norte-americana acolheu uma gatinha vadia distinta pelas suas peculiares orelhas encurvadas. Nesse mesmo ano, a gatinha, de nome Shalamith, procriou, sendo que metade da ninhada herdara as orelhas da mãe.

Existem vários níveis de curvatura no que às orelhas deste gato diz respeito. Ou seja, as orelhas podem ter uma inclinação ligeira, parcial ou total. Tendo em conta que é precisamente a curvatura da cartilagem das orelhas que distingue esta raça, é natural que a inclinação total seja a mais procurada.

Reconhecido oficialmente como raça de gato pela primeira vez em 1985, é a mutação genética das orelhas que atribui muita da sua singularidade e beleza, contribuindo para esta última característica o pelo semi-longo encontrado numa das variedades deste animal. O American Curl não é um gato de grande porte, situando-se o seu peso entre os 3 e os 5kg. Possui uma longa cauda, com tamanho equivalente ao do corpo, cabeça comprida, focinho com nariz ligeiramente achatado, orelhas peludas no interior e de tamanho generoso.

Os especialistas, criadores e conhecedores no geral desta raça rara de gato americano descrevem-no como um gato de temperamento sensível mas sociável, afetuoso no geral e particularmente com o dono. Ao contrário de diversas raças de gato, o American Curl aceita a presença de cães e de outros gatos, o que revela que não é um gato territorial ou, pelo menos, que não o é em excesso. Esta particularidade fá-lo ser também aberto à presença de crianças, gostando delas, uma característica algo incomum entre os gatos. Bonito, singular e sociável, o American Curl é um gato perfeito para uma família com crianças, onde estejam integrados também outros animais de estimação.

Sofia Nunes

Título: O Singular Gato American Curl

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 4

661 

Comentários - O Singular Gato American Curl

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios