Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Gatos Persas

Gatos Persas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 10
Comentários: 2
Gatos Persas

Os gatos persas como todos nós sabemos, são animais que requerem alguma dedicação devido a diversos fatores, entre os quais o pelo, a alimentação e higiene.

O pelo por ser muito comprido, deve ser escovado semanalmente e por vezes diariamente, com uma escova de aço, que existe em diversos espaço comerciais. Para evitar a criação de nós ou até “rastas”, que muitas das vezes levam á tosquia do mesmo, o que não é muito aconselhável para a autoestima do animal.

Após escovar o gato, deve colocar pó de talco, para que o pelo se torne brilhante e bonito.

Os olhos do persa devem ser regularmente limpos, com algodão húmido em soro fisiológico ou água morna, devido a ter um focinho achatado este tipo de gato lagrima muito.

A alimentação do gato persa torna-se um tanto ou quando pesada para o orçamento familiar, isto porquê?!

Não quer dizer que o gato não ingira qualquer tipo de ração para gato (conforme idade), mas sim, deverá alimentar-se de rações adequadas a persas como o Royal Canin, pois contém vitaminas necessárias para este tipo de raça e ajuda a tornar o pelo saudável.

Dar banho a qualquer gato não é tarefa fácil, então com tanto pelo para depois secar muito menos.

Apesar dos gatos auto lavarem-se diariamente com a sua língua áspera que retira muita sujidade do pelo, deve-se também dar um banho no chuveiro de tanto em tanto tempo, nunca menos de um mês do último banho, para que o pelo não se torne oleoso.

Deve encher a banheira ou poliban com água morna. Escovar o gato antes de o colocar dentro de água, e colocar umas bolinhas de algodão nas orelhas do mesmo devido a água. O shampoo a usar, deve ser aconselhado pelo veterinário devido a tipo de pele e pelo para que mais tarde não crie qualquer tipo de alergia ou infeção ao gato.

Após o banho, deve ser retirado as bolinhas de algodão das orelhas deste, e ser secado de preferência com um secador; caso não reaja bem ao barulho do aparelho e tente fugir, tem sempre a hipótese de secar com toalhas velhas que já não usa, de preferência nas zonas mais difíceis de secar com a parte da barriga, patas, peito e só se usa este método no verão, devido ao calor seca rápido, no inverno é aconselhável ser mesmo com o secador de cabelo.


Sandra Mendes

Título: Gatos Persas

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 10

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 17:33:48

    Tenho uma amiga que adoraria ter um gato persa! Que genial, parabéns!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    20-09-2012 às 21:17:42

    eu não gosto muito de gatos, mas confesso que os gatos persas são muito fofos. são uns gatos que dão muito trabalho por causa do pêlo e dos olhos. são muitos acomodados, por isso podemos colocá-los no nossos apartamentos para conviverem connosco sem incomodar o nosso vizinho chato. os olhos e os pêlos são o que mais me atraem. têm uns olhos muito bonitos e penetrantes e um pêlo sedoso e fofinho.

    ¬ Responder

Comentários - Gatos Persas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios