Como cortar as unhas do seu gato
Antes de cortar as unhas dos gatos é preciso preparar o ambiente. É bom fazer o corte em um ambiente claro. A tesoura a ser usada deve ser desinfetada com álcool. É bom usar água oxigenada para estancar o sangue, se precisar. Em geral, na há mistério no corte, porém algumas pessoas têm receio em fazê-lo, então nesse caso é melhor pedir para que outra pessoa o faça.
Para solucionar essa dúvida e realizar esse ato de maneira adequada segue os passos que os donos devem ter para cortar as unhas de seus gatos com sucesso e conforto para os bichanos. Primeiro deve-se pegar o gato com todo carinho e ajeitá-lo confortavelmente no colo, pressione, com uso do dedo indicador o meio da pata do gato a fim de que as unhas apareçam, pois os bichanos têm unhas retráteis. É preciso segurar firme o bicho, caso contrário, ele se agitará e tentará escapar. Depois é necessário pegar a tesoura e iniciar o corte. Os gatos têm cinco unhas, alguns mais e parte da unha é branca, seguida de uma parte rosada. Para o sucesso do corte, é fundamental cortar somente a parte branca e curvada da unha. Faça o corte em sentido diagonal.
Caso aconteça de atingir a parte rosada da unha, cheia de nervos e sangue, o indicado é usar a água oxigenada para estancar o sangue. Ou, segundo indicam alguns experientes no assunto, colocar um pouco de farinha também estanca rápido o sangue. Nesse caso, é importante manter a calma. Vai doer um pouco no bichano, mas depois tudo voltará ao normal. É bom lembrar, ainda, que há gatos com as unhas totalmente pretas. Nesse caso, é bom não cortar a fundo. O indicado é cortar pouco por várias vezes, mantendo a regularidade no corte. Esse ritual deve ser feito tanto com as patas dianteiras quanto traseiras.
Aos poucos os gatos vão se habituando a esse ritual que vai se tornando mais fácil para ambos, bichano e cortador ou "pedicure". Existem gatos mais ariscos, então é bom conseguir ajuda para realizar o corte. Enquanto um afaga o outro faz a tarefa. Ao final é legal dar uma bonificação ao bichano. Desde pequeno, logo que as unhas começarem a aparecerem compridas, já devem iniciar os cortes das unhas.
É importante lembrar que os gatos precisam exercitar-se e afiar as unhas é um ótimo exercício para trabalhar os músculos, então não se deve cortar as unhas muito rentes e o mais indicado é que se tenha em casa os postes com cordas para que pratiquem e precisem afiar as unhas em locais inadequados como o sofá de casa.
Comentários ( 5 ) recentes
- Daniela
12-04-2014 às 23:12:55eu preciso de ajuda !!
¬ Responder
a unha da minha gata partiu ou então lascou o que é que eu faço??? - Andreia Martins Sobreira
17-03-2011 às 22:47:26Eu nunca cortei unhas ao meu gato se chama - se pimpolho.
¬ Responder - andre
12-08-2010 às 20:59:57@rosa de souza
¬ Responder
Normalmente de mes a mes mas tamem a gatos que cresce mais rapido e ai deve cortar de 15 em 15 dias
OBrigado espero ter tirado sua duvida - ruben
15-03-2010 às 17:45:51@rosa de souza
¬ Responder
Deve cortar quando achar que a unha já está ficando bastante grandinha. existem gatos que as unhas crescem mais rapido e noutros o processo é mais lento.
Deve estar com atenção e só deve cortar quando a unha estiver grande. - rosa de souza
15-03-2010 às 13:33:15tenho uma gata persa que esta estragando os moveis da casa com suas unhas,perde muito pelo apesar de eu escovala diariamente
¬ Responder
e ela faz isso apenas quando fica sozinha,moro em apartamento
gotaria de saber a frequencia com que as unhas devem ser cortanda????