Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Cães d' água, são famosos

Cães d' água, são famosos

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 4
Comentários: 6
Cães d

As qualidades reconhecidas como cão de companhia e a aptidão para trabalhos no mar, estão a reforçar a imagem do cão d'água português, e a dar-lhe um papel de destaque e cada vez mais na moda. Também para isso contribuiu o facto desta raça ter ganho a corrida ao lugar de mascote presidencial dos Estados Unidos. O que é certo é que a procura aumentou drasticamente nos últimos tempos.

Todos sabemos que uma moda é uma tendência, algo passageiro e mutável, muitas vezes cíclica. E não é a primeira vez que o cão d’água está na moda.

É de conhecimento geral que estes cães foram companhia dos marinheiros que partiam em busca de novas terras, por alturas das descobertas. Por essa altura tinham a função de mensageiros, fazendo o transporte de mensagens entre as naus.

Mais tarde, e durante muito tempo, o cão d’água foi utilizado como auxiliar dos pescadores em quase toda a costa portuguesa. Era uma presença constante e indispensável nas traineiras de pesca, pela sua capacidade natural em mergulhar e nadar: durante o dia, apanhava o peixe que escapava das redes; rodeava-as para impedir fugas de pescado; recuperava objectos que caiam ao mar; salvava homens de morrerem afogados nas águas agitadas; transportava mensagens e objectos entre os barcos e terra; puxava as cordas que prendiam as embarcações aos portos. E durante a noite, guardava os barcos e os instrumentos de pesca. Por estas razões sempre foi considerado o mais fiel amigo do homem do mar.

Estava de tal modo integrado e a sua importância era tal que, como qualquer pescador, tinha direito a um quinhão do peixe pescado e a um quarto do soldo diário. O que ganhava servia para o seu sustento – era entregue à responsabilidade de um dos pescadores, que tinha obrigação de cuidar dele. A amizade era tal que nunca eram vendidos, mas oferecidos – como sinal de que não tinham preço.

Porém, o desenvolvimento tecnológico e a força do progresso, fizeram com que o cão d’água deixasse de ser necessário, pois as suas aptidões deixaram de ser utilizadas. Isto fez com que o seu número diminui-se drasticamente, tendo mesmo sido considerada uma raça em vias de extinção.

É um cão único no mundo devido a algumas características físicas que o tornam especial: possui membranas interdigitais que lhe permitem nadar com muita facilidade, utilizando os quatro membros e consegue efectuar apneia.

A estas características junta-se o seu temperamento dócil: é muito meigo e inteligente, afectuoso, alegre, leal, obediente, afável e muito activo; Aprende muito rápido e é um bom cão de guarda. É uma das raças que melhor se relaciona com crianças, por serem propensos à brincadeira e porque protegem sem serem agressivos. São de uma dedicação extrema. Além disso, é uma raça hipoalérgénicos, não provocando tantas alergias quanto as outras raças.

Quanto a si, caro leitor, não sei… mas quanto a mim, e depois de ter conhecido mais profundamente o cão d’água, espero que o gosto por esta raça tão especial nunca mais passe de moda.


Catarina Bandeira

Título: Cães d' água, são famosos

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 4

689 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopito

    14-02-2012 às 19:36:45

    @Joe
    claro que sim

    ¬ Responder
  • Autentinox Artefatos em Aço InoxCristina Santos

    22-10-2009 às 11:02:54

    Esses cães da foto não são cães d´água.
    Eu tenho um de dois meses e roe tudo, é capaz de levar umas palmadas e logo de seguida vir atras de mim como se nada fosse.
    Acompanha-me a ver tv, adora crianças brinca com elas.
    E adora tomar banho!
    muito dócil.
    Quando vai na rua toda a gente se mete com ele.
    Nunca vi cão mais fofo.
    Além disso tem uma inteligente que nunca pensei que um cão tivesse.
    São descendentes do Lavrador com o terra nova.
    Em fim ainda tenho um cão desses pra vender.
    bjs

    ¬ Responder
  • Maria Lurdes MouraMaria Lurdes Moura

    07-07-2009 às 22:33:19

    estou muito triste ontem faleceu a minha cadelinha com um hemangiosarcoma no baço tenho muitas saudades dela dava tudo para a ter de volta há dez anos que estava comigo

    ¬ Responder
  • rererere

    10-05-2009 às 21:32:05

    eu gostei imenso de saber eu cria ter um

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJorge M.

    16-03-2009 às 12:15:01

    Gostei. Tenho um. E o Obama tambem.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoe

    16-03-2009 às 01:19:03

    Será a mulher do Obana, na foto?

    ¬ Responder

Comentários - Cães d' água, são famosos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios