Cães d' água, são famosos
Todos sabemos que uma moda é uma tendência, algo passageiro e mutável, muitas vezes cíclica. E não é a primeira vez que o cão d’água está na moda.
É de conhecimento geral que estes cães foram companhia dos marinheiros que partiam em busca de novas terras, por alturas das descobertas. Por essa altura tinham a função de mensageiros, fazendo o transporte de mensagens entre as naus.
Mais tarde, e durante muito tempo, o cão d’água foi utilizado como auxiliar dos pescadores em quase toda a costa portuguesa. Era uma presença constante e indispensável nas traineiras de pesca, pela sua capacidade natural em mergulhar e nadar: durante o dia, apanhava o peixe que escapava das redes; rodeava-as para impedir fugas de pescado; recuperava objectos que caiam ao mar; salvava homens de morrerem afogados nas águas agitadas; transportava mensagens e objectos entre os barcos e terra; puxava as cordas que prendiam as embarcações aos portos. E durante a noite, guardava os barcos e os instrumentos de pesca. Por estas razões sempre foi considerado o mais fiel amigo do homem do mar.
Estava de tal modo integrado e a sua importância era tal que, como qualquer pescador, tinha direito a um quinhão do peixe pescado e a um quarto do soldo diário. O que ganhava servia para o seu sustento – era entregue à responsabilidade de um dos pescadores, que tinha obrigação de cuidar dele. A amizade era tal que nunca eram vendidos, mas oferecidos – como sinal de que não tinham preço.
Porém, o desenvolvimento tecnológico e a força do progresso, fizeram com que o cão d’água deixasse de ser necessário, pois as suas aptidões deixaram de ser utilizadas. Isto fez com que o seu número diminui-se drasticamente, tendo mesmo sido considerada uma raça em vias de extinção.
É um cão único no mundo devido a algumas características físicas que o tornam especial: possui membranas interdigitais que lhe permitem nadar com muita facilidade, utilizando os quatro membros e consegue efectuar apneia.
Quanto a si, caro leitor, não sei… mas quanto a mim, e depois de ter conhecido mais profundamente o cão d’água, espero que o gosto por esta raça tão especial nunca mais passe de moda.
Comentários ( 6 ) recentes
- pito
14-02-2012 às 19:36:45@Joe
¬ Responder
claro que sim - Cristina Santos
22-10-2009 às 11:02:54Esses cães da foto não são cães d´água.
¬ Responder
Eu tenho um de dois meses e roe tudo, é capaz de levar umas palmadas e logo de seguida vir atras de mim como se nada fosse.
Acompanha-me a ver tv, adora crianças brinca com elas.
E adora tomar banho!
muito dócil.
Quando vai na rua toda a gente se mete com ele.
Nunca vi cão mais fofo.
Além disso tem uma inteligente que nunca pensei que um cão tivesse.
São descendentes do Lavrador com o terra nova.
Em fim ainda tenho um cão desses pra vender.
bjs - Maria Lurdes Moura
07-07-2009 às 22:33:19estou muito triste ontem faleceu a minha cadelinha com um hemangiosarcoma no baço tenho muitas saudades dela dava tudo para a ter de volta há dez anos que estava comigo
¬ Responder - rere
10-05-2009 às 21:32:05eu gostei imenso de saber eu cria ter um
¬ Responder - Jorge M.
16-03-2009 às 12:15:01Gostei. Tenho um. E o Obama tambem.
¬ Responder - Joe
16-03-2009 às 01:19:03Será a mulher do Obana, na foto?
¬ Responder