Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Aquário de peixes de água quente: cuidados a ter

Aquário de peixes de água quente: cuidados a ter

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 110
Comentários: 19
Aquário de peixes de água quente: cuidados a ter

Na Europa, o hábito de cultivar peixes em aquário, data de 1890, e se expandiu após a Primeira Guerra. Hoje, configura-se num entretenimento para grande número de pessoas.

Os aquários de peixes de água quente são os mais encontrados, pois abrigam maior número de espécies que o aquário de água fria, e são mais fáceis de manusear que os de água marinha. Os peixes provêm dos trópicos, da Ásia ocidental e da América do Sul. Algumas espécies são reproduzidas em estações da Holanda e Alemanha, onde se testam culturas diferentes e se renovam as reservas.

Numerosas e belas espécies sobrevivem neste tipo de aquário, mas algumas se mantêm exclusivamente nas altas temperaturas.

O alheta-vermelha, por exemplo, empalidece suas barbatanas rubras, se houver esfriamento. O saia-preta só conserva a cor negra que lhe dá o nome, se a água permanecer quente. O papa-mosquitos, predador destes insectos e bastante útil nas regiões de incidência da Malária, é resistente a mudanças, mas depende de água bem aquecida.

O barbo-de-lira, do leste africano, é de difícil cultivo, pois apenas sobrevive em água velha, altas temperaturas e com alimento vivo. O Leopardo, do oeste asiático, vive muito tempo, mas não resiste a variações da temperatura. Isto significa que há cuidados indispensáveis.

Para estes peixes embelezarem seu aquário por muito tempo, é primordial manter a água aquecida, com mínimas variações. Instale a resistência dentro do aquário e a mantenha junto a uma pedra que difunde calor, ou um elevador, gerando a circulação do calor e da água.

Os aparelhos elétricos devem ser revisados todos os dias. Se não estiverem funcionando correctamente, o reparo deve ser imediato, impedindo que a temperatura seja alterada ou que o arejamento seja comprometido.

A toxicidade da água ocorre com a decomposição de animais ou sobras de alimento. Por isso, retire-os sempre que identificá-los e, para diminuir esse problema, ofereça quantidades mínimas de comida, para evitar restos.

A água precisa ser trocada constantemente, em pequenos volumes. Pode-se aproveitar a manutenção semanal da aspiração dos depósitos do substrato para realizar a substituição da água, que precisa ter sido envelhecida antes, para não haver uma mudança drástica.

Lembre-se que o aquário é um mundo à parte, com toda a carga de complexidade de sistemas comunitários, e a intervenção humana é determinante para o sucesso ou fracasso das vidas que o habitam. Intervenha para o sucesso.


Hediene

Título: Aquário de peixes de água quente: cuidados a ter

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 110

791 

Imagem por: adhoc alley

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 18:18:01

    É sempre bom ter em casa aquário de peixes. Os cuidados também deverão ser conhecidos. Não é só apenas pegar e pronto. Exige-se algumas medidas particulares em relação a peixinhos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    18-10-2012 às 15:43:55

    Não quero nada disso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoambientalista

    15-05-2014 às 07:11:26

    faz bem. pois comprando peixes demais pode dar problemas ao meio ambiente. tem que ser pra quem gosta, e de preferência, pra quem quer reproduzir.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 09-04-2012 às 11:47:28

    Lena,
    tente se informar junto a uma loja especializada no tratamento deste tipo de aquário para ver se realmente está a fazer tudo em condições para que consiga melhorar a qualidade e tempo de vida dos seus peixes de estimação.

    ¬ Responder
  • LenaLena

    08-04-2012 às 19:23:34

    tenho um aquário de peixes de água quente,fiz tudo como me disseram,entretanto passados 2/3 dias a água começou a ficar turva..alguém me pode ajudar?!obrigado

    ¬ Responder
  • vicente

    01-02-2016 às 14:25:55

    a srª lena ja resolveu a situação ?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGuilherme Foresti

    11-01-2012 às 17:58:46

    @Paulo Marques
    Nunca mas nunca tire estas algas os peixes adoram elas!se eles ficarem com fome enquanto você esta fora,ele vão come-lá não se preocupe

    ¬ Responder
  • claudioclaudio

    17-10-2011 às 13:03:44

    tenho varias de raças de peixes no meu aquario.
    tenh guramis amarelos, guramis perola um botia palhaço, gupis femeas e machos, 1 escalar um casal de barbo cereja em fim tenho de tudo um pouco!
    o k keria era fazer criaçoes com alguns e é muito dificil!
    k posso fazer?

    ¬ Responder
  • sarahsarah

    15-04-2011 às 00:29:40

    nos queremos fazer um aquecedor para aquario que dicas vcs nos dão??

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopedro

    20-02-2011 às 16:35:34

    compre um limpa vindros

    ¬ Responder
  • Paulo MarquesPaulo Marques

    11-02-2011 às 17:12:33

    Ola
    Sou o Paulo e tenho um problema no meu aquario com um tipo de algas que teima em não deixar o meu aquario.
    Tenho tentado com produtos que se vendem nas lojas bem como telo completamente as escuras .
    Não sei que fazer gostava que me dessem concelhos para por fim as algas
    Obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoantonio mendesho

    05-02-2011 às 17:11:55

    gostava de saber qual o tempo de gestacao das femias tenho uma ja na maternidade ha 20 dias evi a fecundacao no di 20 de dezembro nao sei se nasce peixes ou ovos gostava de ajuda como nao tenho computador ligueme parao926573182 antonio mendes obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCamila

    08-08-2010 às 17:51:42

    Oi.. sou do Sul do Brasil, e preciso montar um aquário com peixes de agua quente.. Quais são as espécies de peixes que vocês me indicam? Muito obrigada pela atenção.

    ¬ Responder
  • augustoaugusto

    28-06-2010 às 15:27:15

    boa tarde gostava de saber se posso adicionar o anti cloro com os peixes no aquario sao de agua quente obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoívan nunes

    18-05-2010 às 11:32:27

    ola, o aquario começa a ficar com os vidros verdes porque esta a apanhar demasiada luz solar ou nao, o aquario tem que ter alguma luz solar mas nunca raios directos.

    ¬ Responder
  • teresateresa

    02-05-2010 às 04:40:22

    tenho um disco em que as barbatanas estão com falta de pedaços, o que posso fazer?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJam

    06-04-2010 às 10:54:04

    @Marineia Aaraas
    Tem que comprar um limpador de vidros próprio para aquarios. Deve chegar junto do vendedor e reclamar! Ele devia ter informado voçe.

    ¬ Responder
  • Marineia AaraasMarineia Aaraas

    06-04-2010 às 08:16:18

    Sou da Noruega e tenho um aquario a cerca de 2 semanas, por que meu áquario os vidros estao sempre verdes ( o lôdo )? ...que devo fazer para manter os vidros limpos? ;tenho dois filtros bastantes bons e o vendedor ( por sinal mal educado ) nao me deu nenhuma infomacao. Vc pode me ajudar?.. Agradeco a redacao de vcs e fico no aguardo da resposta.

    ¬ Responder
  • Mega

    04-11-2012 às 08:56:36

    Não sei se estou certo porque também estou no inicio desta "arte"(manutenção de aquários) mas aconselharam-me a comprar 2 tipos de peixes que ajudam para o bom ambiente no aquário, o "Limpa-vidros" e o "limpa-fundos"... talvez sejam úteis para o seu aquário.

    ¬ Responder

Comentários - Aquário de peixes de água quente: cuidados a ter

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: adhoc alley

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios