Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Anatomia felina- gato doméstico

Anatomia felina- gato doméstico

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 405
Comentários: 2
Anatomia felina- gato doméstico

O gato e o cão, foram os primeiros animais a ser domesticados. Com efeito, já são conhecidos desde há muitos milhares de anos.

Atualmente há cerca de 500 milhões de gatos domésticos em todo o mundo. Este é sem duvida o mais popular animal de estimação e mais amigo do homem, assim como o cão.

Os gatos surgiram do Médio Oriente, descendendo do gato selvagem africano. Surgiram mais concretamento, quando a agricultura se desenvolveu, estando pois associados à maior propagação de ratazanas e outras pragas, que destruíam os cereais.

Os gatos comunicam com o homem através de sons, como ronrons, silvos e miados. De acordo com alguns estudos, revelaram que o ato de afagar um gato estimula a hormona oxitocina, no ser humano, tendo um efeito benéfico de relaxamento e felicidade. O homem neolítico enterrava o homem juntamente com este animal por ser de grande estimação.

Muitos gatos têm uma vida semi selvagem, alimentando-se em lares e caçando para comerem. Por isso, o gato conserva instintos e aptidões de caça dos seus antepassados.É um animal robusto e que obtem a água da carne que ingere ou da água do mar.

Tem características peculiares, como a de poderem ver, apenas com um sexto da luz , caçam ao crespúsculo e a audição é muito apurada. Conseguem apontar as orelhas para a frente e para trás, para localizar os sons. Podem ainda ouvir frequências oito vezes acima dos cães. São capazes de distinguir cores azul e amarelo, verde, embora tenham grande sensibilidade ao vermelho, e com pouca luz a pupila pode dilatar-se, cobrindo quase o olho todo.

Os gatos são extremamente tolerantes com o calor, podendo sobreviver a altas temperaturas, se tiverem água.

Uma das características deste animal é que apresenta intolerãncia à lactose e mata decepando a coluna vertebral no pescoço.

As espécies mais conhecidas são: os persas, angorá turco,considerado um tesouro na Turquia, e o maine coon, uma raça norte-americana, que resulta do cruzamento de gatos selvagens com guaxinins.

Gostam muito de brincar com os seus donos e com objetos do interior da habitação ou jardim. A bola é preferida por excelência, pois rolam-na para um lado e para o outro numa grande brincadeira. Faze companhia e são amigos do seu dono.


Pedro gil Ferreira

Título: Anatomia felina- gato doméstico

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 405

777 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 17:36:41

    Muito interessante conhecer a anatomia felina. Amei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • ALICE

    04-11-2012 às 02:12:12

    OI! Jil..legal os texto dos felinos ,bom saber que podemos ter informaçao abraçoo/

    ¬ Responder

Comentários - Anatomia felina- gato doméstico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios