Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Adopte um animal de estimação

Adopte um animal de estimação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Comentários: 5
Adopte um animal de estimação

Possuir um animal de estimação está, por assim dizer, na moda. Sobretudo de há uns anos a esta parte, é muito in passear ou exibir de qualquer outra forma um ente do reino animal, num desejo quase incontido de que o elogiem e, quiçá, até cobicem. Porém, em muitos casos, a necessidade de insuflação do ego e de ter um emissor, que é simultaneamente destinatário, de afeto sobrepõe-se aos interesses e precisões do próprio bicho, que pode, inclusive, ser esquecido ou abandonado quando cuidar dele se revela impeditivo para a realização de intentos tidos, porventura, como mais importantes.

Ao optar pela “adoção” de um animal de estimação, a não ser que se trate de uma borboleta, cuja duração média de vida ronda os três dias, sabe-se que se está a assumir uma responsabilidade a longo prazo e que, por uma questão de respeito a si próprio e à vida daquele que se elegeu para companheiro, há que cumpri-la pelo tempo que durar a relação, não rejeitando os eventuais sacrifícios que tal exija.

Os animais, frequentemente maltratados por autênticos campeões de um indescritível “egoísmo de estimação”, têm dado mostras de utilidade muito para além das tradicionais funções que lhes eram universalmente reconhecidas. A hipoterapia, por exemplo, apresenta o cavalo como um eficaz terapeuta de pessoas com deficiência, detentor de uma paciência que ainda não havia sido completamente explorada. Os cães-guia aportam aos cegos uma autonomia jamais imaginada com outro recurso. E tudo isto sem pedir nada em troca! Os seres humanos teriam bastante a aprender com as criaturas de quatro patas, em termos de gratuidade, fidelidade, apreço, incondicionalidade…

Enquanto que os indivíduos ditos racionais se debatem e regateiam por coisas ínfimas, os supostamente irracionais dão, muitas vezes, a própria vida por aqueles que estimam. Nomeadamente os cães, absorvem e comungam dos estados de espírito dos seus donos. Alguns chegam mesmo a morrer de desgosto quando estes desaparecem.

Se o objetivo for a pancada ou arranjar um bode expiatório, o melhor é não adquirir um animal de estimação; comprando um saco de boxe ou uma almofada de stress consegue-se o mesmo efeito sem provocar sofrimento. Pois é, os bichos também sentem! E comunicam através de ternos e suplicantes olhares. Como ficar indiferente aos olhinhos que eles lançam?...

Para quem reúna condições logísticas e sinta afeição, os animais de estimação podem constituir uma ajuda valiosa e uma companhia inestimável. Veja-se o que eles contribuem para a sublimação da solidão de idosos e doentes, ou como participam na educação das crianças. Na verdade, estão sempre prontos a cooperar no que quer que diga respeito ao lar onde habitam.

Às vezes são meio desajeitados, mas tudo o que procuram é a atenção de um dono de estimação!


Maria Bijóias

Título: Adopte um animal de estimação

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Carina FariaCarina Faria

    17-09-2012 às 23:42:35

    Uma das maravilhas do mundo são os animais!

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    17-09-2012 às 13:04:15

    adoptar um animal de estimação não é um crime, uma falta de educação, uma desvantagem ou uma coisa desagradável mas sim um novo começo. É bom ter um animal de estimação, quem não gosta de sentir a companhia deles, estejamos acompanhados ou evidentemente sós? pense nisso como um passo em grande na sua vida, para o seu lar.

    ¬ Responder
  • vanair cardosovanair cardoso

    12-12-2009 às 00:39:10

    @Morgana Torelli
    concordo e assino em baixo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMorgana Torelli

    15-04-2009 às 00:48:02

    Eu ñ saberia viver sem animais d/estimação,hoje, prefiro gatos q. adoto das ruas.Tdos. os dias,oro p/q. Deus,na Sua Infinita Bondade, tenha misericórdia dos sub-humanos vítimas da crueldade humana e, pelos animaizinhos abandonados,maltratados,doentes,e mortos d. fome e doenças.Se nada é + possível fazer pelos irmãos q. vivem abaixo da linha da miséria,pelos animais abandonados, q .Ele tenha a misericórdia d. levá-los embora p/ a Luz. Quem maltrata seres humanos e animais deveria ser condenado severamente a passar o resto d. suas vidas, trabalhando e cuidando dos desprovidos da sorte e da fortuna. Namastê!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntonieta Raimundo

    16-03-2009 às 13:01:14

    Que doçura...

    ¬ Responder

Comentários - Adopte um animal de estimação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios