Reservar um hotel pela internet: Será boa opção?
As viagens para certos destinos paradisíacos podem ser bastante dispendiosas, mas para viagens mais curtas e próximas, os valores são bastante acessíveis. Para uma escapadela de fim de semana, precisamos de pouca coisa: - um mapa e uma reserva num hotel!
Nos tempos que correm, não existe hotel que não tenha site, e a divulgação de serviços que prestam está presente on-line.
No entanto, umas férias ou um simples fim de semana pode tornar-se num pesadelo mesmo antes de começar. Imagine-se fazer uma reserva num hotel, e quando chega ao seu destino, descobre que a reserva não foi efetuada e pura e simplesmente não tem onde dormir?
E se o quarto não corresponde ao descrito no site do hotel?
Saiba que pode gozar dos prazeres de um hotel reservado on-line, sem tormentos. Para evitar situações complicadas, podemos precaver-nos com 5 simples dicas.
1 - Estude e visite vários sites. A falta de informação e de comparação para quem pesquisa na internet é quase absurda. Existe um mundo de produtos e de serviços á espera para serem vendidos on-line, pelo que são inúmeras as opções que vai encontrar.
2 - Alguns sites de hotéis não gostam de divulgar os valores dos quartos a alugar e de todo o serviço inerente. Antes de decidir e quando algum hotel lhe agradar, envie um email a solicitar informações sobre os valores. Só após saber se os valores lhe agradam, poderá decidir o que reservar.
3 - Não se iluda com as fotografias que são mostradas. Todos sabemos que publicidade enganosa é punível pela lei, mas nesta situação pode ser complicado de provar. Podem ser divulgadas fotografias com jardins grandes, e quando chegamos ao local, verificamos que o espaço é bem mais pequeno que o imaginado. As fotografias digitais são enganosas por natureza. Se o hotel tem quartos decorados de forma temática, aproveite o email anterior para saber mais informações e pedir que lhe enviem mais fotografias.
4 - Ao escolher o local que mais lhe agradou, verifique os aspetos que o fizeram optar por essa seleção - localização, a vista, ar condicionado, ou até mesmo alguns serviços, por exemplo massagens ou spas – e confirme se todos os serviços estão a funcionar e se todos os quartos tem a vista que deseja. Existem certas alturas do ano em que certos serviços não são prestados, e nem todos os quartos tem vista para o mar.
Se mesmo assim se sente inseguro relativamente às reservas on-line de hotéis que não conhece, aconselhe-se com um amigo que tenha aprovado uma unidade hoteleira. Terá pelo menos mais certezas de que será bem servido e não haverão enganos. Boa estadia!
Também vai gostar:
Comentários ( 7 ) recentes
- Sophia
21-04-2014 às 16:46:01A Rua Direita recomenda sites que fazem reserva e não cobram nenhuma taxa por isso. É um pouco arriscado reservar pela internet, tem que conhecer bastante o local e ficar com o contato da pessoa.
¬ Responder - André Belacorça
17-09-2012 às 15:56:44Não acredito muito que seja boa opção, visto que em tempos de crise que correm o Mundo, é de evitar completamente os hóteis.
¬ Responder - Sofia Nunes
13-09-2012 às 17:18:36Boas dicas, essenciais para separar os bons negócios dos potencialmente enganadores. O caminho mais fácil é sempre reservar a estadia não nos sites dos próprios hotéis, mas em sites próprios e concebidos para o efeito: existem alguns que são sobejamente conhecidos e nos quais é impossível que corra mal. Para além da comodidade, uma das vantagens desses sites é que, para cada hotel, apresentam os comentários e avaliações deixados por pessoas que lá estiveram alojadas.
¬ Responder - Luís
23-07-2012 às 12:15:33Já viajei por muitos lados e tenho visto de tudo. Desde fotografias de sites que nem de perto nem de longe têm a haver com os sítios, quartos em que o ar condicionado não funciona quando no site indicavam de forma especial a climatização dos quartos. Até já me aconteceu confirmarem o valor por email e na altura de pagar, teimarem que o preço era mais elevado.
¬ Responder
Eu acho que é tudo uma questão de pesquisa e de sorte também. Apesar de já ter vivido muitas aventuras em pousadas e hotéis, as experiencias de uma forma global, tem sido boas.
Há que pesquisar e informar-se sobre o local onde vai fazer a reserva. Se a coisa não correr bem, há sempre o livro de reclamações que muitas vezes resolve todos os problemas.
- Manuela
19-07-2012 às 12:53:40João,
¬ Responder
Se não o instalaram no quarto que tinha reservado, teriam de o “indemnizar” de qualquer forma.
Pagou o quarto na totalidade ou foi só uma percentagem do valor total? Nos emails trocados houve especificação sobre o quarto que queria reservar? Se sim, então teria direito ao que estava combinado, não podendo ficar lesado por um erro do hotel.
Podem existir aqui algumas situações que teria de ter tido em conta. Na eventualidade de não terem disponível o quarto que escolheu (tendo em conta a vista que gostou) o hotel poderia ter optado por coloca-lo num maior e melhor (nunca inferior ao reservado) ou se o colocasse num idêntico, mas sem as características que o interessaram, oferecer-lhe um novo fim de semana, por exemplo. O consumidor tem os seus direitos e os hotéis estão preparados (ou deviam estar) para este tipo de enganos.
- João Costa
12-07-2012 às 11:53:38Já me aconteceu um verdadeiro filme com uma destas situações. Após ter feito o registo no site, ter pago e até enviar o comprovativo de pagamento, cheguei ao resort e ninguém sabia de nada. Não tinham registado a minha reserva e corria o risco de ficar sem o quarto que tinha reservado.
¬ Responder
Como levava o comprovativo de pagamento comigo e a confirmação da reserva, lá tiveram no resort de se desenrascar. Fiquei por lá 3 dias, mas confesso que aquela situação inicial me fez sentir lesado, pois não fiquei no quarto que tinha escolhido e que tinha vista sobre o campo. Claro que não aconselhei nenhum dos meus amigos a visitar o dito resort. - Mariana
12-07-2012 às 11:52:48Já fiz mais do que um fim de semana e sempre com reservas on-line. Em alguns hotéis ou pousadas existem inclusive os devidos formulários de preenchimentos nos próprios sites, que aquando o devido registo, é reencaminhado para o nosso email a confirmação.
¬ Responder
De qualquer forma, nunca deixo de contatar por telefone os hotéis para ter tudo confirmado.