Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Nade com cavalos, observe baleias e tartarugas ou aprecie o calipso na ilha de Dominica

Nade com cavalos, observe baleias e tartarugas ou aprecie o calipso na ilha de Dominica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alojamento
Nade com cavalos, observe baleias e tartarugas ou aprecie o calipso na ilha de Dominica

Dominica não deve ser confundida com República Dominicana. De facto, trata-se de sítios diferentes. Tendo-se tornado totalmente independente em 1978, Dominica (nas Caraíbas) é o cenário tropical perfeito, com praias, florestas, montanhas, nascentes quentes e frias, lagos e cachoeiras, sol e chuva abundantes. O povo mostra-se acolhedor e simpático, e a sua gastronomia é tão diversa quanto as suas origens.

A 3 Rivers Eco Lodge é uma residência florestal movida a energia solar. O seu proprietário revela uma tal dedicação à ecologia que modificou a sua carrinha a diesel para poder funcionar com óleo vegetal usado. Paralelamente, orienta sessões de trabalho acerca de modos de vida sustentáveis para os habitantes e escolas locais. No complexo desta residência, cada casa de madeira dos hóspedes está circundada por uma horta biológica própria.

É possível tomar banhos de lama quente, fazer cruzeiros destinados à observação das baleias, caminhadas na montanha, surf e mergulho, assim como divertir-se com bandas de calipso, reggae ou música crioula, nos bares das redondezas.

A Rosalie Mata Eco Lodge, por seu turno, localizando-se num ambiente de enorme beleza natural, tem como um dos objetivos primordiais a harmonia com esse espaço, procurando reduzir ao mínimo o impacto sobre a Natureza. Aqui, reconhece-se que o negócio do ecoturismo tem um importante papel a desempenhar na proteção e melhoria do ambiente para os hóspedes e para os moradores locais. Neste sentido, é adotado um estilo de vida sustentável, minimizando o uso de todos os recursos e monitorizando água, eletricidade, gás, resíduos sólidos e consumo de papel, de forma a poder ainda diminuir alguns gastos. O sol é utilizado para a produção de eletricidade “verde”, que permite bombear água do rio e aquecê-la (a bomba trabalha em silêncio para evitar a perturbação dos habitats naturais envolventes). Existe um reservatório de água reciclada para ecochuveiros, rega do jardim, etc.

Uma turbina eólica alimenta energeticamente as acomodações da floresta. Os resíduos da cozinha são aplicados no jardim como fertilizante. Evita-se a compra de produtos embalados, recicla-se e usam-se produtos biodegradáveis. Todos os sabões, detergentes líquidos e produtos de limpeza são biodegradáveis e amigos do Ambiente.

Por outro lado, há uma preocupação em envolver a comunidade local no projecto ecoturístico. Os funcionários provêm de todas as aldeias em redor e são treinados em práticas ambientalmente sustentáveis. Visitas guiadas, workshops versando as energias renováveis, a agricultura biológica e estilos de vida sustentáveis são outros meios de passar a mensagem ecológica. Foi elaborado um livro de ecoturismo de base educacional acerca de todos os ecossistemas para os hóspedes, com o intuito de incrementar a sua consciência ambiental.

Na verdade, Dominica possui uma impressionante variedade de fauna e flora, sendo que algumas espécies são exclusivas desta ilha. Não deve ser por acaso que lhe chamam a “Ilha Natureza” do Caribe… Só os pássaros contam com 276 famílias!
De salientar que o Sisserou e o The Jaco, ambos papagaios indígenas, são naturais da Dominica. Contudo, preferindo animais com mais patas, os cavalos, por exemplo, podem revelar-se óptimas companhias de nado.


Maria Bijóias

Título: Nade com cavalos, observe baleias e tartarugas ou aprecie o calipso na ilha de Dominica

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Imagem por: lyng883

Comentários - Nade com cavalos, observe baleias e tartarugas ou aprecie o calipso na ilha de Dominica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: lyng883

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios