Laos: conheça uma Ásia mais ecológica
The Boat Landing Guest House localiza-se no cais do rio Namtha, em Ban Kone, a cerca de um quilómetro do aeroporto e a seis da principal cidade. Trata-se duma pousada com arquitetura característica da região, exibindo paredes de bambu entrelaçado e oferecendo uma água aquecida pelo sol. Não existem televisões nem telefones, mas há na aldeia um café com acesso à Internet.
Os guias proporcionam passeios de bicicleta (meio de transporte assaz ecológico) por várias aldeias, algumas das quais famosas pela fiação de seda. Um barco a motor pode conduzir o visitante a florestas da área protegida de Nam Ha, onde é possível contemplar tigres, elefantes e ursos dourados. Andar de caiaque é outra das atrações, e empresários locais costumam oferecer expedições de espeleologia.
Rafting, canoagem, trekking ou uma viagem no Nam Tha River, com apanágios selvagens, são outras possibilidades. Estas atividades permitem apoiar economicamente os moradores, facultando-lhes uma importante fonte alternativa de rendimentos, mas também contribuir diretamente para a preservação da vida selvagem e para auxiliar projetos de conservação da floresta, através de autorizações de acesso. No fundo, cada visita a Luang Namtha transmite a mensagem de que a floresta não cortada é muito mais útil e valiosa. Em acréscimo, a presença dos turistas diz à população local que a sua cultura e os seus recursos naturais são relevantes e têm valor, além de lhe propiciar um maior conhecimento do mundo exterior.
No que se refere à gastronomia, as refeições tradicionais são a grande aposta. A especialidade regional é a sopa Kao Soi, que integra um molho de soja fermentada, malagueta e carne de porco.
Luang Namtha compõe-se dum vasto conjunto de comunidades étnicas, sendo que muitas destas vivem ainda estilos de vida bastante tradicionais, inclusive no que respeita ao artesanato.
As florestas montanhosas de Evergreen, cheias de nevoeiro e de vales, as cascatas na selva, as aventuras fluviais e as aldeias de montanha fazem as delícias dos forasteiros. Podem ainda ouvir-se os habitantes a chamar os pássaros, experimentar o gosto dos alimentos recolhidos na floresta, fazer jogos no mato, etcétera.
A filosofia vigente é de que se os outros beneficiarem do serviço que se presta, então os prestadores beneficiarão de igual forma, sendo que há lugar para todos. É mesmo à oriental…