Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alojamento
Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Luang Namtha é uma província no Noroeste do Laos que se supõe possua o maior número de grupos étnicos do país. Encontra-se delimitada a Norte pela China e a Oeste pelo estado Shan da Birmânia.

The Boat Landing Guest House localiza-se no cais do rio Namtha, em Ban Kone, a cerca de um quilómetro do aeroporto e a seis da principal cidade. Trata-se duma pousada com arquitetura característica da região, exibindo paredes de bambu entrelaçado e oferecendo uma água aquecida pelo sol. Não existem televisões nem telefones, mas há na aldeia um café com acesso à Internet.

Os guias proporcionam passeios de bicicleta (meio de transporte assaz ecológico) por várias aldeias, algumas das quais famosas pela fiação de seda. Um barco a motor pode conduzir o visitante a florestas da área protegida de Nam Ha, onde é possível contemplar tigres, elefantes e ursos dourados. Andar de caiaque é outra das atrações, e empresários locais costumam oferecer expedições de espeleologia.

Rafting, canoagem, trekking ou uma viagem no Nam Tha River, com apanágios selvagens, são outras possibilidades. Estas atividades permitem apoiar economicamente os moradores, facultando-lhes uma importante fonte alternativa de rendimentos, mas também contribuir diretamente para a preservação da vida selvagem e para auxiliar projetos de conservação da floresta, através de autorizações de acesso. No fundo, cada visita a Luang Namtha transmite a mensagem de que a floresta não cortada é muito mais útil e valiosa. Em acréscimo, a presença dos turistas diz à população local que a sua cultura e os seus recursos naturais são relevantes e têm valor, além de lhe propiciar um maior conhecimento do mundo exterior.

No que se refere à gastronomia, as refeições tradicionais são a grande aposta. A especialidade regional é a sopa Kao Soi, que integra um molho de soja fermentada, malagueta e carne de porco.

Luang Namtha compõe-se dum vasto conjunto de comunidades étnicas, sendo que muitas destas vivem ainda estilos de vida bastante tradicionais, inclusive no que respeita ao artesanato.

As florestas montanhosas de Evergreen, cheias de nevoeiro e de vales, as cascatas na selva, as aventuras fluviais e as aldeias de montanha fazem as delícias dos forasteiros. Podem ainda ouvir-se os habitantes a chamar os pássaros, experimentar o gosto dos alimentos recolhidos na floresta, fazer jogos no mato, etcétera.

De salientar que os proprietários da The Boat Landing Guest House costumam fazer doações às gentes nativas e recolher fundos para proteger os gibões ameaçados de extinção.

A filosofia vigente é de que se os outros beneficiarem do serviço que se presta, então os prestadores beneficiarão de igual forma, sendo que há lugar para todos. É mesmo à oriental…


Maria Bijóias

Título: Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

610 

Imagem por: Mat Honan

Comentários - Laos: conheça uma Ásia mais ecológica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Mat Honan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios