Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Empréstimo à habitação só para um?

Empréstimo à habitação só para um?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alojamento
Empréstimo à habitação só para um?

Um dos maiores problemas de hoje é o aumento dos divórcios,o que faz com que os casais tenham que comprar ou alugar uma nova casa.
Aqui reside um problema pois um deles tem que sair de casa, o que faz aumentar considerávelmente as despesas.

A solução tem que ser bem poderada a fim de reduzir ao máximo as despesas com os encargos da habitação.

Nalguns casos é ponderada a possibilidade de o empréstimo ser em nome de ambos, mesmo após o divórcio, por exemplo até venderem a casa.
Mas, na realidade, a maior parte das vezes, a titularidade do crédito acaba por ser transferida para aquele que fica a residir na casa, obrigando-o deste modo a alterar o contrato.

Esta situação é muito frequente e em face dela os bancos aproveitam para subir o spread. Logo, isto faz com que os encargos do ex subam substâncialmente por ser o único a suportar a prestação que antes era paga pelos dois.

A exigêngia do novo contrato traz um cenário particularmente difícil para quem opta por esta alternaiva. Neste caso há bancos que sobem o spread de 1% para 5%,levando imediatamentte ao risco de incumprimento.

Manter o contrato com os dois tutulares é ainda muito comum, mesmo que temporáriamente. Á vezes , os ex cônjugues são obrigados a partilhar a casa, porque não têm condições financeiras para prosseguir a vida em separado.

Neste caso os bancos não alteram as condições iniciais, não sendo necessário rever o contrato.
Transferir o crédito só para um é pois a situação mais problemática e o risco demasiado alto.

O melhor é neste caso fazer simulações nos bancos até encontrar um que pratique spreads mais baixos.

A saída de um titular nos empréstimos fragiliza muito a situação financeira, que é ainda penalizada pela actual conjuntura económica.
Com a subida em flecha do spreed, isto resulta normalmente em sobre-endividamento. Por isso é imperativo fixar limites às alterações impostas pelos bancos ou arranjar garantias alternativas. Alguns optam por incluir um fiador, que entra como novo titular. Assim, deixa de haver tanto risco e as condições contratuais não são agravadas. E, ainda que o sejam um pouco, respeitam certos limites.

Convêm pois estar- se alerta para esta nova realidade social e tão alarmante!.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Empréstimo à habitação só para um?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Comentários - Empréstimo à habitação só para um?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios