Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Cinco hotéis de sonho em Portugal

Cinco hotéis de sonho em Portugal

Categoria: Alojamento
Cinco hotéis de sonho em Portugal

Portugal, pelas suas características climáticas e paisagísticas, permite oferecer ao viajante ou turista dias de sonho absoluto, principalmente se a estadia for num dos belíssimos hotéis espalhados pelo nosso país. A oferta é variada, e os preços também. Verifiquemos, pois, como cinco hotéis da esfera onírica portuguesa presenteiam os seus hóspedes.

Comecemos pelo Norte do país, na Zona Demarcada do Douro (a mais antiga do Mundo). A Vintage House, localizada no Pinhão (área que foi recentemente classificada como Património Mundial, pela UNESCO), vê a sua designação associada aos vinhos de excelência produzidos na região, nomeadamente por ingleses. O edifício, datado do século XVIII, foi recuperado e actualmente funciona como hotel inserido numa zona de absoluta quietude e paz. A vista é soberba, podendo contemplar-se uma antiga ponte de ferro, os socalcos vinhateiros, montes durienses a perder de vista e, claro está, o rio Douro. Aproveite a estadia para encetar um pequeno cruzeiro no Douro, com duração de uma hora e partida do Pinhão.

Mais a Sul, na romântica Sintra, deparamo-nos com o incomparável Hotel Tivoli Palácio de Seteais, mergulhado numa das zonas mais protegidas e bem cuidadas da serra. Antiga Quinta da Alegria, foi construída por um holandês que se terá enamorado perdidamente da paisagem que corre a sul (verde e praias) e a noroeste (planície da Várzea e Colares). O local é profundamente idílico (tanto pelo exterior, como pela magnificência da decoração interior do palácio) e recomendado para casais apaixonados que pretendam proferir declarações de amor ou pedidos de casamento.

Se preferir as frondosas florestas a perder de vista do centro do país, proponha-se passar um fim-de-semana no Palace Hotel do Buçaco, antigo mosteiro dos monges carmelitas, que o inauguraram em 1626. Local eleito pelos mesmos como um refúgio acolhedor, um ermo inóspito, perdido no meio de árvores exóticas por eles também plantadas, entre as quais se encontra o famoso cedro do Buçaco, plantado, pensa-se, em 1644. Saiba ainda que este magnificente e luxuoso hotel albergou, por uma noite, o rei D. Manuel II e a actriz Gaby Desley, antes deste partir para o exílio. O palácio é convertido em hotel de luxo em 1917 e, desde então, os seus hóspedes têm tido oportunidade de provar leitão à Bairrada com talheres de prata e vinho do Buçaco elaborado artesanalmente.

Passeando pelo Alentejo, mais precisamente na pitoresca vila de Portel, encontramos o Hotel Rural Refúgio da Vila, uma antiga casa senhorial datada de 1830 que, em 1999 foi convertida em hotel, com apenas 10 quartos – actualmente conta já com 30. Típica casa solarenga alentejana, possui as paredes caiadas de branco, com sacadas verdes e tectos ostentando frescos recuperados. O visitante pode fazer passeios de bicicleta, cavalo ou mesmo de todo-o-terreno e, ainda, cursos de gastronomia alentejana.

Finalmente, rume em direcção ao Atlântico e pouse no L’Escale de L’Atlantic, na Ilha do Pico, Açores. A paisagem é estonteante e pode vislumbrar a ilha de S. Jorge, ao longe, na bruma. Neste refúgio (bastante acessível, diga-se) o hóspede pode deleitar-se com o rendilhado das madeiras, as cores alegres da envolvência, com a vegetação luxuriante que espreita do exterior e com pequenos-almoços suculentos (deliciosos pão e compota caseiros e leite açoriano) entregues à porta. Mais tarde, alugue um carro e suba ao Pico, o ponto mais alto de Portugal.


Isabel Rodrigues

Título: Cinco hotéis de sonho em Portugal

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

804 

Imagem por: Alan Light

Comentários - Cinco hotéis de sonho em Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: Alan Light

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios