Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?
Por este motivo, e para ajudar os estudantes e os respectivos pais a escolherem uma hipótese de alojamento, elaborei uma lista de possibilidades.
Em primeiro lugar, como é habitual, vem o alojamento em quarto. Este tipo de alojamento, em geral, implica um quarto com serventia de casa de banho (e por vezes de cozinha). Geralmente, neste tipo de alojamento paga-se uma renda base pelo quarto, à qual se adiciona um valor fixo para despesas e um calendário de divisão de tarefas de limpeza.
Esta divisão de tarefas nem sempre agrada aos estudantes, que têm já bastante trabalho com os seus estudos. Por este motivo, muitos senhorios estão a contratar empregadas para limpar a casa, adicionando ao orçamento de despesas pago pelo estudante.
Embora possa parecer o ideal, este tipo de alojamento pode ficar muito caro.
Outra hipótese a considerar são as residências universitárias. Estas podem ser independentes ou fazer parte dos serviços de acção social da universidade frequentada. Neste segundo caso, as vagas estão, geralmente, sujeitas a bolsa de estudo, pois os bolseiros têm prioridade. Nestas residências, existem certas condições específicas, como o acesso a salas de estudo, cozinha, lavandaria, entre outras.
No caso das residências privadas, encontramos vários exemplos: residências para alunos Erasmos, residências pretencentes a congregações religiosas, residências particulares ou familiares dedicadas a albergar estudantes…
As residências, tendencialmente, dão direito aos alunos a, pelo menos, duas refeições diárias, sem custos adicionais.
No entanto, há formas mais económicas ou mesmo a custo zero, como vamos ver.
Caso viva numa região onde existam universidades, eis uma boa hipótese: swap. O swap consiste em encontrar um estudante residente na zona da universidade pretendida que venha estudar para a sua área de residência e trocar de casa com ele. Esta hipótese é benéfica para o estudante, que continua a viver com uma família, e para os pais ou tutores, que têm alguém para os ajudar a superar a falta do filho que se encontra longe.
Aqui ficaram algumas sujestões. Sem mais para dizer, desejo bom ano lectivo a todos!