Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alojamento > Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Categoria: Alojamento
Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Nesta altura do ano, muitos estudantes procuram alojamento, para que possam frequêntar o Ensino Superior. No entanto nem sempre é fácil, pois requer um local de confiança, com boa acessibilidade, a preços que possibilitem o pagamento.

Por este motivo, e para ajudar os estudantes e os respectivos pais a escolherem uma hipótese de alojamento, elaborei uma lista de possibilidades.

Em primeiro lugar, como é habitual, vem o alojamento em quarto. Este tipo de alojamento, em geral, implica um quarto com serventia de casa de banho (e por vezes de cozinha). Geralmente, neste tipo de alojamento paga-se uma renda base pelo quarto, à qual se adiciona um valor fixo para despesas e um calendário de divisão de tarefas de limpeza.

Esta divisão de tarefas nem sempre agrada aos estudantes, que têm já bastante trabalho com os seus estudos. Por este motivo, muitos senhorios estão a contratar empregadas para limpar a casa, adicionando ao orçamento de despesas pago pelo estudante.
Embora possa parecer o ideal, este tipo de alojamento pode ficar muito caro.

Outra hipótese a considerar são as residências universitárias. Estas podem ser independentes ou fazer parte dos serviços de acção social da universidade frequentada. Neste segundo caso, as vagas estão, geralmente, sujeitas a bolsa de estudo, pois os bolseiros têm prioridade. Nestas residências, existem certas condições específicas, como o acesso a salas de estudo, cozinha, lavandaria, entre outras.
No caso das residências privadas, encontramos vários exemplos: residências para alunos Erasmos, residências pretencentes a congregações religiosas, residências particulares ou familiares dedicadas a albergar estudantes…

As residências, tendencialmente, dão direito aos alunos a, pelo menos, duas refeições diárias, sem custos adicionais.
No entanto, há formas mais económicas ou mesmo a custo zero, como vamos ver.

Caso viva numa região onde existam universidades, eis uma boa hipótese: swap. O swap consiste em encontrar um estudante residente na zona da universidade pretendida que venha estudar para a sua área de residência e trocar de casa com ele. Esta hipótese é benéfica para o estudante, que continua a viver com uma família, e para os pais ou tutores, que têm alguém para os ajudar a superar a falta do filho que se encontra longe.

Para terminar, uma possibilidade que foi, inclusivamente, focada pela Fundação Para O Desenvolvimento Social Do Porto no Programa Aconchego, é oferecer-se para viver em casa de idosos, trocando o alojamento por companhia.

Aqui ficaram algumas sujestões. Sem mais para dizer, desejo bom ano lectivo a todos!


Patrícia Carvalho

Título: Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Alojamento Para Estudantes Do Ensino Superior – Quais As Hipóteses?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios