Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Você Sabia Que O Tomate E A Batata Eram Considerados Alimentos Venenosos?

Você Sabia Que O Tomate E A Batata Eram Considerados Alimentos Venenosos?

Categoria: Alimentação
Visitas: 8
Você Sabia Que O Tomate E A Batata Eram Considerados Alimentos Venenosos?

A batata e o tomate são hoje, como todo mundo sabe, dois alimentos de imensa importância econômica em todo o mundo. Houve época, no entanto, em que eram considerados alimentos venenosos.

Tanto a batata, que chamamos também de batatinha inglesa, quanto o tomate, tiveram origem, ao que tudo indica, na América do Sul. Quando os espanhóis chegaram aos a Andes, no começo do século XVI, conheceram a batata, que era cultivada pelos incas. É provável que essa planta tenha sido levada à Espanha por volta de 1570. No inicio, no entanto, não era consumida como alimento, pois se acreditava que causasse lepra e vário tipos de febre.

Mais tarde, porém, um cientista francês escreveu diversos livros demonstrando a inverdade dessas afirmações, e não tardou para que a batata se tornasse um alimento fundamental no cardápio dos povos. Ao final do século XVII, exemplo, a batata era a cultura de maior importância na Europa, particularmente na Inglaterra e na Alemanha.

O tomate, riquíssimo em vitamina A e C, também é natural da América do Sul e era igualmente cultivado nas regiões andinas pelos índios nativos. Essa planta foi levada à Europa. Não se sabe ao certo por que durante muito tempo se acreditou que o tomate fosse venenoso. Achava-se, por exemplo, que quem comesse um tomate morreria em menos de 24 horas! Com isso, inicialmente o tomate era cultivado só para fins ornamentais.

Nos Estados Unidos, essa crença durou até o ano de 1820, quando um indivíduo comeu um cesto cheio de tomates na escadaria de um tribunal, perante centenas de pessoas, e sequer adoeceu (a história não revela se ele teve indigestão, embora, diante da quantidade ingerida, fosse muito possível ).

Na verdade, tanto o tomate quanto a batata pertencem a uma família de plantas chamadas solanáceas, da qual também fazem parte a berinjela e a planta do tabaco. Dentre as solanáceas existem de fato algumas espécies venenosas, produtoras de substâncias tóxicas chamadas alcalóides. No Brasil existe uma plantinha, chamada juá-bravo, que produz frutinhos semelhantes ao tomate, e traz problemas sérios quando consumida como alimento. Uma pessoa intoxicada por essa planta tem náuseas, vômitos, diarreia e descoordenação motora, manifestando também confusão mental; no entanto, raramente morre.

As próprias batatas, quando a casca apresenta coloração esverdeada e são ingeridas cruas, são muito tóxicas. Isso ocorre, por exemplo, quando elas ainda não estão maduras para serem colhidas. O fato é que existe na casca da batata uma substância tóxica chamada solanina, presente em quantidade maior nas batatas não-maduras. Essa substância, no entanto, é sensível ao calor e acaba sendo destruída pelo cozimento, após o que o consumo da batata não oferece risco algum.

É provável que as antigas crenças de que a batata e o tomate fossem venenosos estejam relacionadas a acidentes ocorridos pela ingestão de plantas da família das solanáceas. De qualquer forma, a batata e o tomate são hoje alimentos indispensáveis em quase todo mundo.


Márcio Batista da Silva

Título: Você Sabia Que O Tomate E A Batata Eram Considerados Alimentos Venenosos?

Autor: Márcio Batista Silva (todos os textos)

Visitas: 8

438 

Comentários - Você Sabia Que O Tomate E A Batata Eram Considerados Alimentos Venenosos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios