Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 1
Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Com a chegada do Verão (pelo menos no calendário, uma vez que as estações andam todas trocadas), aumenta a preocupação em “trabalhar” para a linha e para o bronze. Então, retoma-se aquela dieta do Natal (que não se chegou a iniciar) ou a da Páscoa (que continua pendente), lançando-se mão dos anti-celulíticos e dos autobronzeadores. Todavia, à semelhança da perda de peso, o bronzeado é uma questão a ser resolvida a partir de dentro e de forma atempada. Não é a torrar (literalmente) ao sol que se consegue uma pele bronzeada comme il faut. Afinal, faz mal à saúde e o objectivo nem é arranjar um churrasco…

Os alimentos certos nas proporções adequadas têm a dita, não só de facultar a eliminação de gorduras, como de facultar um estupendo tom de pele. Consumir cenoura, abóbora, manga, espinafres, pimentão, couve, brócolos, melão, tomate, papaia, beterraba e melancia um mês antes de começar a época balnear favorece uma tonalidade de pele irresistível. Mas, atenção! Quem tem a pele mais branquinha tem de dosear a quantidade de betacaroteno. E os outros também têm de ter atenção para não exagerar, até porque, ingeridos em excesso, os betacarotenos podem dar à pele um tom alaranjado de que ninguém gosta (a não ser que tenha fortes laços com o Cenourinha…)!

A vitamina C é essencial para ganhar cor. Ela combate o envelhecimento precoce do corpo, e, portanto, da pele, e protege o organismo da agressão dos raios ultravioletas através da produção de uma grande quantidade de melanina, que confere a tal cor de bronze à pele. É também por isso que não se pode abusar do sol. Manter este bronzeado está, em parte, dependente do consumo de fruta e vegetais amarelos e verdes escuros, que contêm vitaminas A e C. As leguminosas, o pão e cereais integrais ou enriquecidos, os ovos e as verduras escuras fornecem vitaminas do complexo B e os peixes gordos, como o salmão e a sardinha, permitem obter ácidos gordos ómega 3 (que ajudam a reparar os efeitos nocivos do sol).

De realçar que, antes de uma pele ser bonita, ela tem de ser saudável. Nesta perspectiva, a hidratação é o factor decisivo. Os cremes hidratantes podem ser de grande valia, mas ingerir líquidos, sobretudo água, é o principal, a fim de manter a elasticidade e a resistência.

Para além do betacaroteno, que funciona como um tingidor da pele de forma interna, mesmo na ausência de raios solares, e das vitaminas A, B, e C, a vitamina E, o zinco, o selénio, o ferro, o cobre e antioxidantes, como o ómega 3, a zeaxantina, a luteína, o licopeno e o alfacaroteno aportam enormes benefícios à saúde e protecção da pele. As palavras mágicas são carotenóides e antioxidantes.

Um batido com meia beterraba crua e uma cenoura média centrifugadas e adicionadas a um copo pequeno de sumo de laranja é uma receita saborosa para um bronzeado mais eficaz. Dado que a confecção dos alimentos lhes destrói propriedades, o ideal é ingeri-los crus, sempre que possível.



Maria Bijóias

Título: Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 01:39:17

    Algo bem interessante para nos mantermos sempre bem dispostos. Essas vitaminas agem em nosso corpo de forma espetacular e são ótimas para mostrar uma pele bonita e hidratada. Vale a pena investir nelas, veremos que grandes transformações acontecem. Além de outros fatores e benefícios, não é verdade?

    ¬ Responder

Comentários - Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios