Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vitamina A é essencial para a visão

Vitamina A é essencial para a visão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 14
Vitamina A é essencial para a visão

«A cenoura faz os olhos bonitos.» Esta é uma expressão que toda a gente vai ouvindo muitas vezes, sobretudo na infância, como uma deixa persuasiva para comer o dito vegetal. Contudo, existe uma base de fundamento nesta afirmação. De facto, o betacaroteno presente em abundância nas cenouras é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, que é essencial para a visão, especialmente a noturna.

Um défice desta vitamina é suscetível de gerar determinadas alterações e patologias oculares que, em última instância, podem redundar em cegueira. Paralelamente, acredita-se que a deficiência em vitamina A esteja relacionada com o desenvolvimento de cataratas e o aparecimento de degeneração macular (ocorrida em pessoas a partir de certa idade). Nos países mais pobres, onde a alimentação é escassa e pouco variada, a carência de vitamina A é a causa mais frequente de doenças nos olhos e de cegueira.

Alimentos como o tomate, o pimento verde e o vermelho, a cenoura, a abóbora, a papaia, o agrião, a couve, os espinafres, os vegetais com cor carregada, o fígado, a gema de ovo, o leite, o queijo, a manteiga e o óleo de peixe, constituem excelentes fontes de vitamina A.

Para além da manutenção da visão, esta vitamina é indispensável ao crescimento do ser humano, atuando também no sistema imunológico, mormente no que respeita à proteção contra doenças infeciosas, mantendo ainda saudáveis as mucosas.

As lacunas em vitamina A podem ter diversas origens (falta de amamentação ou desmame precoce, consumo insuficiente de alimentos ricos nesta vitamina ou de outros com gordura, que permite a absorção de vitaminas lipossolúveis, como é o caso da vitamina A) e consubstanciam uma enfermidade nutricional grave, sendo ocasião de cegueira previsível em crianças, para além de contribuírem para o aumento das mortes e doenças infeciosas nesta faixa etária. Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz), redução do paladar e do olfato, stress, lesões na pele, edema e secura das mucosas e cancro nos olhos são outras complicações possíveis. Em crianças desnutridas o risco de diarreia, patologias respiratórias e sarampo é incrementado. Infeções recorrentes podem ser um sinal de carência de vitamina A, uma vez que as defesas ficam debilitadas.

Uma quantidade reduzida de vitamina A conduz ainda ao ressequimento do revestimento transparente do olho (córnea) e da conjuntiva, podendo acarretar danos irreversíveis e mesmo a cegueira.

A vitamina A, com propriedades antioxidantes, é igualmente importante para o correto desenvolvimento dos ossos e dos dentes, bem como para o crescimento de um feto saudável. Está incluída na maioria dos multivitamínicos e encontra-se disponível em cápsulas de gelatina mole, comprimidos mastigáveis ou efervescentes, ou em ampolas. Não obstante a sua relevância, é preciso ter cuidado com os exageros…


Maria Bijóias

Título: Vitamina A é essencial para a visão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 14

768 

Imagem por: bogenfreund

Comentários - Vitamina A é essencial para a visão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: bogenfreund

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios