Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Virado à Paulista - Prato típico brasileiro

Virado à Paulista - Prato típico brasileiro

Categoria: Alimentação
Visitas: 10
Comentários: 3
Virado à Paulista - Prato típico brasileiro

Quando tratamos de origens, falar da cidade de São Paulo não é tarefa fácil. Numa cidade multicultural, com imigrantes de quase toda parte do mundo, falar algo sobre a origem de sua culinária diferente. Devido a grande quantidade de imigrantes, junto com eles vieram os ingredientes nativos de suas terras e assim se foram incorporando à culinária paulista.

Os índios nativos tiveram contato com os colonizadores portugueses e com estes vieram os negros trazidos da África como escravos. Posteriormente vieram os imigrantes italianos, alemães, sírio-libaneses, japoneses e muitos outros. Para encontrarmos os pratos típicos da “cozinha caipira” , como é chamada a cozinha original paulista, temos que recorrer ás cidades interioranas, onde ainda se cozinha em fogões à lenha em grandes panelões de ferro. Antigamente os índios costumavam cozinhar seus alimentos em enormes cupinzeiros encontrados nas matas rasteiras.

Posteriormente, os fogões foram improvisados em pedras dispostas em triangulo que serviam para abrigar o fogo, ou as panelas eram penduradas em uma espécie de tripé feito com varas verdes, que as sustentavam em cima do fogo. Muitos são os pratos encontrados na culinária paulista. Entre doces e salgados, encontramos ingredientes trazidos de cada parte do mundo, por imigrantes que vieram tentar a vida na “terra da garoa”. São eles, o leitão à pururuca, o cuzcuz de legumes, farofa de lingüiça, rabada, angu, o bolinho caipira, vaca atolada, frango caipira e etc.

Entre os doces figuram, a paçoca de amendoim, a pamonha, o pé de moleque, rosquinhas de pinga, doce de banana, a goiabada, laranjada, a marmelada, entre outros. Um dos pratos mais peculiares encontrados na cozinha caipira é o virado à paulista. Nos restaurantes da cidade tem a tradição de ser servido sempre às segundas-feiras, além de estar presente em quase todos os lares paulistas. Traz em seus ingredientes uma mistura multicultural, tornando-se parada obrigatória para os amantes da boa degustação.

Virado a Paulista

Ingredientes:
- 250gr de arroz branco;

- 1/2kg de bisteca de porco;

- 250gr de mandioca frita;

- 3 maços de couve refogada;

- 200gr de feijão carioca;

- 5ovos fritos;

Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão e o arroz como normalmente se faz. Após o feijão cozido, bata no liquidificador. Coloque em uma panela e engrosse com farinha de mandioca com cuidado para não empapar. Frite a mandioca, as bistecas e refogue a couve. Frite os ovos por último. Depois de tudo pronto, misture todos os ingredientes numa panela, com exceção da bisteca e dos ovos que serão servidos como acompanhamento. Está pronto o seu prato caipira. Bom apetite.


Celia Silva

Título: Virado à Paulista - Prato típico brasileiro

Autor: Celia Silva (todos os textos)

Visitas: 10

778 

Imagem por: adobemac

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 21:01:31

    Nunca comi virado à paulista, mas quem sabe um dia vou saboreá-la. Que bom saber que é um prato típico brasileiro e de São Paulo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • brunabruna

    13-05-2011 às 18:34:31

    @Ricardo
    concordo com vc mais nesse caso e a comida espanhola

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRicardo

    24-03-2010 às 14:11:57

    já provei mas não gostei! Sem dúvida que a comida portuguesa é bem melhor..

    ¬ Responder

Comentários - Virado à Paulista - Prato típico brasileiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: adobemac

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios