Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vegetarianismo

Vegetarianismo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 7
Vegetarianismo

Os nossos antepassados não possuíam conhecimentos científicos para poderem perceber que era possível sobreviver sem comer produtos de origem animal. Felizmente, hoje temos inteligência superior e conhecimentos mais que suficientes para sobreviver sem sacrificar animais e continuamos a fazê-lo. Porquê?A nossa espécie evolui muito ao longo de milhares de anos até aos nossos dias. Mudamos muitos costumes e inventamos muitas modas. Já não vivemos em cabanas construídas por nós, já não andamos a pé, já não acendemos a lareira com duas pedrinhas...

Então, por que não evoluímos também na nossa alimentação e continuamos a comer carne? O vegetarianismo tem ganho muitos seguidores e defensores em todo o mundo. O vegetarianismo não é apenas uma dieta, é muito mais que isso. Este tipo de dieta leva-nos a diversas reflexões que, por sua vez, nos levam a questionar diversas crenças. Questões estas que levam a outras e a outras, e de repente embarcamos numa viagem de mudanças a nível pessoal e social. Quando o ser humano conseguir perceber a essência destes pensamentos, evoluirá!Este regime tem imensos benefícios para a nossa saúde.

A ocorrência de doenças crónicas é inferior nos vegetarianos. Contudo, é necessário acompanhamento nutricional regular e um cuidado especial na dose de calorias e proteínas que ingere. A soja é uma excelente alternativa válida à ingestão de carne, é uma grande fonte de proteína. Este ingrediente deve fazer parte das suas receitas, diminui a probabilidade de desencolver cancro e doenças cardiovasculares. As nozes, as castanhas, as amêndoas, as sementes de gergelim, as sementes de girassol, as sementes de abóbora são alimentos importantes pois são extremamente benéficas. Embora este tipo de alimentação promova a ingestão de legumes ricos em água, nada substitui a ingestão deste importantissímo mineral.

Beba pelo menos 1,5 l por dia. Contudo, não existe uma dieta ideal para todos. A consulta ao nutricionista é indispensável. Cada organismo funciona à sua maneira.Qualquer pessoa pode adotar um regime vegetariano, mesmo que pratique exercício físico. Neste caso, deve consumir frutas, legumes, vegetais, cereais, para manter o corpo bem nutrido e não perder defesas.O mundo evolui, a Humanidade também e os nossos costumes? Não teremos ainda conhecimentos suficientes para os alterar ou a nossa inteligência é um travão à nossa evolução?

Rua Direita

Título: Vegetarianismo

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 03:57:05

    Conheci um rapaz que era vegetariano, mas depois mudou seus costumes. Acredito que esse estilo de vida é elogiável, mas de vez em quando é bom saborear uma carne, algo mais picante. Com certeza, o consumo de vegetais e legumes faz muito bem à saúde. Tenho adotado isso como meu cardápio diário.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carina Anjo

    17-09-2012 às 23:26:56

    O vegetarianismo é mais do que um regime alimentar, é um estilo de vida. É a prova da evolução humana e por outro lado a prova de que a inteligência, por vezes, impede que o Homem veja para além do que consegue ver.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 12:45:05

    o vegetarianismo está cada vez mais em voga, tem cada vez mais seguidores. eu acho que é mais uma forma de vida. cada tem essa opção. estamos numa democracia. eu acho que as pessoas não conseguem retirar todos os nutrientes com uma alimentação tão restrita, mas é só minha opinião. sei bem que podem ir buscar as proteínas aos feijões e o tofu, mas também sei que comer carne em doses regulares é bom.

    ¬ Responder
  • Carina Anjo

    03-09-2012 às 12:14:37

    Muito obrigada pelos comentários. Mesmo que não adoptemos o regime vegetariano e mesmo que não deixemos de ingerir carne vale sempre a pena refletir sobre este tema. Alterar certos costumes, mesmo que sejam pequenos pormenores, alterará em muito a forma como nos sentimos!

    Saúde para todos!

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    03-09-2012 às 11:53:03

    Excelente abordagem ao tema. Questionar a inteligência e a racionalidade do Homem através da sua necessidade mais básica, a alimentação, é um ponto de reflexão que instigará muitos a repensar os seus hábitos, costumes e tradições quotidianas.

    Parabéns.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntonio

    03-09-2012 às 10:46:45

    Apesar de não ser vegetariano, gostei muito do seu texto, parabéns!

    ¬ Responder
  • Jose da SilvaJose da Silva

    01-09-2012 às 00:58:13

    Parabens , adorei descriçäo muito especifica e detalhada do Vegetarianismo...

    ¬ Responder

Comentários - Vegetarianismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios