Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Cada vez mais, observamos no nosso dia a dia a proliferação dos suplementos alimentares. Estes aparecem em variadas formas, para variados problemas. Cápsulas, ampolas, comprimidos, pastilhas, sprays, soluções, entre outras, entram na nossa vida para tentar resolver tudo, desde excesso de peso a queda de cabelo.

COMO FUNCIONAM?
Os suplementos alimentares têm um funcionamento simples: usam ingredientes naturais com principios ativos específicos para desencadear certas funções no nosso corpo.

Essas substâncias podem ser únicas ou estarem complementadas por outras que as potenciem. Por exemplo, um medicamento muito usado pelos alunos em época de exames, para melhorar a concentração, junta taurina, ginseng, vitamina C, entre outros, cada um desempenhando uma função diferente.

SÃO SEGUROS?
Maioritariamente, sim. No entanto, deve contactar o seu médico caso note reações adversas. Essas reações podem-se derivar de uma intolerância ou alergia a um dos ingredientes doo suplemento.

ESTES SUPLEMENTOS SÃO UMA NOVIDADE?
Não. Os suplementos alimentares são apenas uma forma de saúde através de ingredientes naturais. Assim, há vários séculos eram a base da medicina, visto não haverem medicamentos químicos.

As únicas novidades dos suplementos alimentares nos últimos dois séculos são os formatos de apresentação e a publicidade.

EU TOMO UM SUPLEMENTO, MAS ELE NÃO ME DÁ RESULTADO. PORQUÊ?
Os suplementos alimentares não são nem devem ser tidos como medicamentos.

Estes pretendem fazer parte de um estilo de vida e de alimentação saudáveis, sendo que para fazerem efeito deve ter também outros cuidados.

Por exemplo, os suplementos de perda de peso podem fazer muitas promessas. No entanto, se não tiver uma alimentação regrada e pelo menos algum exercício físico, o suplemento em si não vai fazer um milagre.

O mesmo se passa com os anti-celulite. Se quiser livrar-se da celulite, mas continuar a beber cafés, refrigirantes, entre outros, e não aumentar o consumo de água, nenhum suplemento ou creme lhe fará desaparecer este flagelo.

SE ME TENHO DE ESFORÇAR NA MESMA, ISSO NÃO TORNA OS SUPLEMENTOS INUTEIS?
De modo nenhum. Os suplementos foram feitos para ajudar a acelerar certas reações no nosso corpo. No entanto, se tiver alguém a puxá-lo para a frente e continuar a tentar andar para trás, não pode esperar nunca avançar.

Em suma, os suplementos alimentares são auxilios naturais para a sua saúde.

Espero que este artigo ajude a esclarecer algumas dúvidas. No entanto, este não é um artigo científico: se tiver alguma questão mais profunda acerca de suplementos alimentares deve sempre contactar o seu médico ou farmacêutico, pois eles possuem formação especícica para o ajudar.


Patrícia Carvalho

Título: Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

632 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 20:42:46

    Sou a favor dos suplementos alimentares, creio que são essenciais ao corpo, já que não conseguimos nos alimentar de forma tão perfeita. Até porque ter todos esses nutrientes que o corpo precisa torna-se muito cara, em algumas regiões do país.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Patrícia CarvalhoPatrícia Carvalho

    19-07-2012 às 17:04:22

    Os suplementos, na generalidade têm um efeito gradual e dependem também do estilo de vida. A sobredosagem não é aconselhada, pois a ideia é manter o corpo em equilíbrio. No entanto se tiver dúvidas contacte o seu farmaceutico.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTiago

    02-07-2012 às 12:00:35

    E se eu tomar de mais? Isso vai acelerar ainda mais o desenvolvimento..
    E que eu já dupliquei a dose a 3 meses para acelerar o processo, mas ainda não vi grandes efeitos....

    ¬ Responder

Comentários - Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios