Suplementos alimentares: qual a credibilidade?
COMO FUNCIONAM?
Os suplementos alimentares têm um funcionamento simples: usam ingredientes naturais com principios ativos específicos para desencadear certas funções no nosso corpo.
Essas substâncias podem ser únicas ou estarem complementadas por outras que as potenciem. Por exemplo, um medicamento muito usado pelos alunos em época de exames, para melhorar a concentração, junta taurina, ginseng, vitamina C, entre outros, cada um desempenhando uma função diferente.
SÃO SEGUROS?
Maioritariamente, sim. No entanto, deve contactar o seu médico caso note reações adversas. Essas reações podem-se derivar de uma intolerância ou alergia a um dos ingredientes doo suplemento.
ESTES SUPLEMENTOS SÃO UMA NOVIDADE?
Não. Os suplementos alimentares são apenas uma forma de saúde através de ingredientes naturais. Assim, há vários séculos eram a base da medicina, visto não haverem medicamentos químicos.
As únicas novidades dos suplementos alimentares nos últimos dois séculos são os formatos de apresentação e a publicidade.
EU TOMO UM SUPLEMENTO, MAS ELE NÃO ME DÁ RESULTADO. PORQUÊ?
Os suplementos alimentares não são nem devem ser tidos como medicamentos.
Estes pretendem fazer parte de um estilo de vida e de alimentação saudáveis, sendo que para fazerem efeito deve ter também outros cuidados.
Por exemplo, os suplementos de perda de peso podem fazer muitas promessas. No entanto, se não tiver uma alimentação regrada e pelo menos algum exercício físico, o suplemento em si não vai fazer um milagre.
O mesmo se passa com os anti-celulite. Se quiser livrar-se da celulite, mas continuar a beber cafés, refrigirantes, entre outros, e não aumentar o consumo de água, nenhum suplemento ou creme lhe fará desaparecer este flagelo.
SE ME TENHO DE ESFORÇAR NA MESMA, ISSO NÃO TORNA OS SUPLEMENTOS INUTEIS?
De modo nenhum. Os suplementos foram feitos para ajudar a acelerar certas reações no nosso corpo. No entanto, se tiver alguém a puxá-lo para a frente e continuar a tentar andar para trás, não pode esperar nunca avançar.
Espero que este artigo ajude a esclarecer algumas dúvidas. No entanto, este não é um artigo científico: se tiver alguma questão mais profunda acerca de suplementos alimentares deve sempre contactar o seu médico ou farmacêutico, pois eles possuem formação especícica para o ajudar.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 20:42:46Sou a favor dos suplementos alimentares, creio que são essenciais ao corpo, já que não conseguimos nos alimentar de forma tão perfeita. Até porque ter todos esses nutrientes que o corpo precisa torna-se muito cara, em algumas regiões do país.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Patrícia Carvalho
19-07-2012 às 17:04:22Os suplementos, na generalidade têm um efeito gradual e dependem também do estilo de vida. A sobredosagem não é aconselhada, pois a ideia é manter o corpo em equilíbrio. No entanto se tiver dúvidas contacte o seu farmaceutico.
¬ Responder - Tiago
02-07-2012 às 12:00:35E se eu tomar de mais? Isso vai acelerar ainda mais o desenvolvimento..
¬ Responder
E que eu já dupliquei a dose a 3 meses para acelerar o processo, mas ainda não vi grandes efeitos....