Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Cada vez mais, observamos no nosso dia a dia a proliferação dos suplementos alimentares. Estes aparecem em variadas formas, para variados problemas. Cápsulas, ampolas, comprimidos, pastilhas, sprays, soluções, entre outras, entram na nossa vida para tentar resolver tudo, desde excesso de peso a queda de cabelo.

COMO FUNCIONAM?
Os suplementos alimentares têm um funcionamento simples: usam ingredientes naturais com principios ativos específicos para desencadear certas funções no nosso corpo.

Essas substâncias podem ser únicas ou estarem complementadas por outras que as potenciem. Por exemplo, um medicamento muito usado pelos alunos em época de exames, para melhorar a concentração, junta taurina, ginseng, vitamina C, entre outros, cada um desempenhando uma função diferente.

SÃO SEGUROS?
Maioritariamente, sim. No entanto, deve contactar o seu médico caso note reações adversas. Essas reações podem-se derivar de uma intolerância ou alergia a um dos ingredientes doo suplemento.

ESTES SUPLEMENTOS SÃO UMA NOVIDADE?
Não. Os suplementos alimentares são apenas uma forma de saúde através de ingredientes naturais. Assim, há vários séculos eram a base da medicina, visto não haverem medicamentos químicos.

As únicas novidades dos suplementos alimentares nos últimos dois séculos são os formatos de apresentação e a publicidade.

EU TOMO UM SUPLEMENTO, MAS ELE NÃO ME DÁ RESULTADO. PORQUÊ?
Os suplementos alimentares não são nem devem ser tidos como medicamentos.

Estes pretendem fazer parte de um estilo de vida e de alimentação saudáveis, sendo que para fazerem efeito deve ter também outros cuidados.

Por exemplo, os suplementos de perda de peso podem fazer muitas promessas. No entanto, se não tiver uma alimentação regrada e pelo menos algum exercício físico, o suplemento em si não vai fazer um milagre.

O mesmo se passa com os anti-celulite. Se quiser livrar-se da celulite, mas continuar a beber cafés, refrigirantes, entre outros, e não aumentar o consumo de água, nenhum suplemento ou creme lhe fará desaparecer este flagelo.

SE ME TENHO DE ESFORÇAR NA MESMA, ISSO NÃO TORNA OS SUPLEMENTOS INUTEIS?
De modo nenhum. Os suplementos foram feitos para ajudar a acelerar certas reações no nosso corpo. No entanto, se tiver alguém a puxá-lo para a frente e continuar a tentar andar para trás, não pode esperar nunca avançar.

Em suma, os suplementos alimentares são auxilios naturais para a sua saúde.

Espero que este artigo ajude a esclarecer algumas dúvidas. No entanto, este não é um artigo científico: se tiver alguma questão mais profunda acerca de suplementos alimentares deve sempre contactar o seu médico ou farmacêutico, pois eles possuem formação especícica para o ajudar.


Patrícia Carvalho

Título: Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

632 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 20:42:46

    Sou a favor dos suplementos alimentares, creio que são essenciais ao corpo, já que não conseguimos nos alimentar de forma tão perfeita. Até porque ter todos esses nutrientes que o corpo precisa torna-se muito cara, em algumas regiões do país.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Patrícia CarvalhoPatrícia Carvalho

    19-07-2012 às 17:04:22

    Os suplementos, na generalidade têm um efeito gradual e dependem também do estilo de vida. A sobredosagem não é aconselhada, pois a ideia é manter o corpo em equilíbrio. No entanto se tiver dúvidas contacte o seu farmaceutico.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTiago

    02-07-2012 às 12:00:35

    E se eu tomar de mais? Isso vai acelerar ainda mais o desenvolvimento..
    E que eu já dupliquei a dose a 3 meses para acelerar o processo, mas ainda não vi grandes efeitos....

    ¬ Responder

Comentários - Suplementos alimentares: qual a credibilidade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios