Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Souflflé de gambas

Souflflé de gambas

Categoria: Alimentação
Comentários: 6
Souflflé de gambas

As gambas são uma das espécies de mariscos pescados nas costas atlânticas. De sabor muito particular, embora pouco nutritivas, são bastante ricas em sais minerais, vitaminas e proteínas. São saborosas e prestam-se para muitos pratos culinários, no entanto é absolutamente essencial que sejam frescas. Se forem compradas descongeladas, devem deixar-se descongelar á temperatura ambiente.

Ingredientes: 40 g de manteiga, 30 g de farinha, 2.5 dl de leite, 200 g de queijo Flamango, 200 g de gambas cozidas e sem casca, 1 colher de chá de caril, sal, pimenta branca e 4 ovos.

Parabarrar a forma: margarina e 50 g de queijo ás fatias muito finas
Para o molho: 20 g de margarina, 2 colheres de sopa de farinha, 3 dl de leite, 1 colher de sopa de concentrado de tomate, sal, 1 pitada de açucar e 2 colheres de sumo de limão.

Preparação: corta-se o queijo aos quadradinhos. Descasca-se as gambas e picam-se. Derrete-se a manteiga e polvilha-se com farinha. Mexe-se e, quando começar a aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada, junta-se o leite. Mexendo sempre, deixa-se engrossar o preparado.

Adiciona-se queijo e gambas. Tempera-se com sal, pimenta e caril. Retira-se o calor e junta-se as gemas. Bate-se as claras em castelo bem firme e adiciona-se cuidadosamente ao preparado.

Em seguida, unta-se a forma de soufflé e cobre-se o fundo com as fatias de queijo. Deita-se o preparado por cima. Leva-se a cozer em forno médio8180 g) préviamente aquecido, durante 25/30 minutos. Serve-se imediatamente.

Preparação do molho branco: derrete-se a margarina, junta-se a farinha, deita-se o leite e deixa-se ferver 2 minutos, mexendo sempre.
Junta-se o concentrado de tomate e tempera-se com sal, açucar e sumo de limão. Serve-se o molho à parte.

Esta deliciosa ementa deve ser acompanhada de uma salada mista,incluindo alface, tomate e pepino.

É excelente para um dia especial ou de festa, além de ser bastante leve, nutritiva e vitaminada.

Como é um prato de sabor exepcional, deve ser servido numa mesa bem decorada e em loiça preferencialmente branca, porcelana ou outra. Há quem goste de decorar a mesa com flores, mas neste caso fica bem, um arranjo com folhas verdes e toalha branca com guardanapos verdes, de tecido.

É sem dúvida uma combinação, que dá um ar de requinte e beleza, para momentos únicos ou festivos, seja em família ou com amigos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Souflflé de gambas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:19:12

    Nunca havia ouvido falar sobre esse soufflé de gambas, mas parece ser bom. Adoraria experimentar, pois fiquei com água na boca...heheh
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 12:49:38

    eu adoro gambas são óptimas. muito saborosas. mas suflê para mim não obrigada. não goste de comidas empapadas. para além dos alimentos não serem minimamente do meu agrado. todavia, gostei do seu texto, inclusive uma senhora fala que já está a fazer a sua receita. parece óptima mesmo para quem gosta desse tipo de pratos. parabéns.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Gomes

    09-07-2012 às 10:58:31

    Já estou a fazer a receita, a ver se ainda a provo hoje.. hehe
    Adoro GAMBAS

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos José

    09-07-2012 às 10:57:04

    Gostava de fazer esta receita para a minha namorada mas ela nao gosta de gambas, será que me poderia dar uma dica de qual o ingrediente principal usar em vez de gambas?
    Obrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana

    09-07-2012 às 10:51:52

    Será que em vez de Gambas posso utilizar bacalhau para fazer a receita?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFilipa Santo

    09-07-2012 às 10:50:27

    Obrigada pela dica de culinária, estava a procura de algo diferente para o jantar de hoje...
    valeu

    ¬ Responder

Comentários - Souflflé de gambas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios